Do Supremo

Homenagem

Toffoli sobre Fachin: ‘uma das grandes mentes do Direito Civil brasileiro’

Presidente do Supremo Tribunal Federal homenageou Fachin pelos cinco anos como ministro do STF

Fachin
Ministro Luiz Edson Fachin, quando foi empossado no Supremo Tribunal Federal / Crédito: Fellipe Sampaio/SCO/STF (

O ministro Edson Fachin completou cinco anos de Supremo Tribunal Federal (STF) na última terça-feira (16/6), e foi homenageado pelo presidente Dias Toffoli no início da sessão plenária desta quarta-feira (17/6).

Toffoli disse que Fachin “é uma das grandes mentes do Direito Civil Brasileiro, tendo participado da elaboração do novo Código Civil. Também compôs a Comissão do Ministério da Justiça sobre a reforma do Poder Judiciário”. Lembrou, ainda, que antes de ingressar no STF, Fachin foi submetido a uma sabatina de 11 horas no Senado, a mais longa para indicados ao tribunal.

“O notável jurista logo surpreendeu a todos que ainda não o conheciam com sua segurança, serenidade, erudição, elevado conhecimento técnico-jurídico, lucidez, ponderação e afabilidade, virtudes preciosas reunidas em um único homem. Evidenciava-se, ali, alguém talhado para a jurisdição constitucional”, afirmou. Leia a íntegra da homenagem.

O ministro Edson Fachin agradeceu: “emocionado, agradeço as palavras de vossa excelência, e digo a todos que estou em casa e por isso minha alma está em paz. Muito obrigada, de todo coração. É uma honra compartilhar da bancada do STF com vossa excelência, com as ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber, com os ministros Celso de Mello, Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes”. 


Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito