STF AO VIVO

STF – descriminalização do porte de drogas – sessão do dia 1/6/2023

Plenário do STF pode retomar julgamento da descriminalização do porte de drogas, parado desde 2018 por pedido de vista

STF ao vivo juiz de garantias
Sessão do STF / Crédito: Nelson Jr./SCO/STF

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta quinta-feira (1/6), o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 635.659 em que se discute a possibilidade de descriminalização do porte de drogas para consumo próprio. É alegado que a conduta não representa afronta à saúde pública, mas apenas à saúde pessoal do próprio usuário. 

O julgamento foi paralisado com o pedido de vista de Teori Zavascki em setembro de 2015. Substituto de Zavascki, que morreu em janeiro de 2017, Alexandre de Moraes devolveu o pedido de vista ao plenário em novembro de 2018. Desde então, a Corte não avançou na discussão, que teve três votos distintos proferidos em plenário.

O Plenário do STF irá iniciar a sessão de julgamento com a questão de ordem nos agravos das Reclamações (RCLs)  34.805 e 36.131. O colegiado vai decidir se é possível, no caso de empate em julgamento de matéria penal em sede de reclamação, o sobrestamento do processo para a colheita de voto do membro que esteve ausente à sessão.

Petição 9.007 também está na pauta, porém o processo está em sigilo.

Também pode ser retomado o julgamento conjunto das ADIs 6.0826.069 e 6.050 que questionam dispositivos introduzidos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) pela reforma trabalhista (Lei 13.467/2017) que fixam teto para pagamento de reparação por danos morais decorrente de relação de trabalho.

Ainda pode ser julgada a ADI 3.159 em que o procurador-Geral da República questiona dispositivos da Lei 10.410/2002, que permite a transformação de cargos já existentes no quadro de pessoal do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em cargos que antes inexistiam, independente da forma de ingresso no cargo original, e estabelece novos salários.

Assista à sessão do STF ao vivo: