PODCAST

Novo episódio do ‘Paredes São de Vidro’ busca respostas sobre ataques ao STF

Paredes de vidro do STF serão reforçadas. E os vidros quebrados estão expostos no museu. Ouça ao novo episódio

Paredes são de vidro
Crédito: Raoni Arruda

O Paredes São de Vidro – podcast do JOTA que, em duas temporadas, já desvendou o sistema eleitoral e como o Supremo Tribunal Federal (STF) ganhou o protagonismo que detém hoje – retorna após os ataques antidemocráticos aos Três Poderes.

Os rumores de que um plano golpista seria colocado em prática foram ouvidos em Brasília em vários momentos de 2022, mas não se tornavam notícia por ser difícil determinar se eram boatos, teorias conspiratórias ou mesmo um plano que se concretizaria. O ano terminou e nada aconteceu. 

Até que o dia 8 de janeiro de 2023 chegou: um grupo de bolsonaristas golpistas recebeu o sinal verde para avançar sobre os Três Poderes. A ordem era ocupar e destruir. 

Após os ataques, já foi tomada a decisão de que as paredes de vidro do STF serão reforçadas. As janelas continuarão a ser de vidro, devassáveis aos olhos da opinião pública, mas protegerão a instituição de atos de violência. Os escombros e as paredes de vidro estilhaçadas estão expostos no museu do tribunal – para que os atos de vandalismo nunca mais se repitma. 

O episódio extra do Paredes São de Vidro se debruça sobre as perguntas que pairam após os ataques.

Como chegamos até aqui? Como foi possível que isso acontecesse ao tribunal? Quem deu a ordem para avançar sobre Brasília? 

Ouça o novo episódio do podcast Paredes São de Vidro

Sair da versão mobile