Cristiano zanin

Maioria do eleitorado desaprova indicação de Zanin ao STF, aponta pesquisa

Entre os eleitores de Lula, menos da metade aprova o nome do advogado, segundo levantamento Genial/Quaest

desaprova indicação zanin
Cristiano Zanin durante sabatina na CCJ do Senado / Crédito: Pedro França/Agência Senado

A indicação de Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF) é desaprovada por 55% do eleitorado do país. Apenas 22% dos entrevistados apoiam sua nomeação, um índice praticamente igual ao daqueles que afirmaram não saber ou que não responderam (21%). Esses percentuais representam pouca variação em relação à sondagem anterior realizada em abril. Nesta quarta-feira (21/6), o advogado é submetido à sabatina no Senado. O JOTA faz uma cobertura ao vivo da sabatina de Cristiano Zanin na CCJ. Acompanhe.

De acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (21/6), entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a indicação divide opiniões. O advogado que defendeu Lula nos processos da Operação Lava Jato tem o apoio de 43%, enquanto 32% desaprovam seu nome. No grupo que votou em branco, nulo ou não foi votar, a desaprovação é de 55%. Por outro lado, a maioria dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (78%) rejeita a indicação de Zanin.

A pesquisa também constatou que para 59% do eleitorado, o presidente não deveria ter o poder de indicar quem quisesse para o posto de ministro do STF. Essa opinião é compartilhada por 38% dos eleitores de Lula, 82% dos que votaram em Bolsonaro e 58% do grupo que votou em branco, nulo ou não foi votar têm a mesma opinião.

O levantamento encomendado pela plataforma de investimentos Genial foi feito entre os dias 15 e 18 de junho. Foram entrevistados face a face 2.029  eleitores com idade superior a 16 anos. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.