Do Supremo

mudanças

Em busca da recondução, Dodge vê saída de coordenador da Lava Jato na PGR

Procurador José Alfredo pediu para deixar o cargo sob justificativa de motivos pessoais. Interlocutores apontam insatisfação

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A dois meses do fim de sua gestão e em articulação para ser reconduzida, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, sofreu uma importante baixa em sua equipe. O procurador José Alfredo de Paula deixou o cargo de coordenador do grupo de trabalho da operação Lava Jato na PGR.

A saída foi formalizada na última sexta-feira (12/7) sob justificativa de motivos pessoais. José Alfredo está de férias e não voltará mais ao cargo. A informação foi divulgada nesta terça-feira (16/7) pelo jornal O Globo e confirmada pela PGR.

Segundo interlocutores, o ex-coordenador já vinha manifestando internamente insatisfação com o ritmo da Lava Jato no STF e indicava que deixaria o cargo em setembro, quando termina o mandato de Dodge.

No entanto, a dinâmica adotada pela chefe do MPF nos últimos meses teria incomodado o colega. Isso porque José Alfredo considerava que Dodge centralizava demais as demandas e também teria diminuído o ritmo do trabalho. O episódio do vazamento de supostas mensagens envolvendo integrante da força-tarefa da Lava Jato e o então juiz Sergio Moro, atual ministro da Justiça, também teria contribuído para a saída.

Desgastada internamente, Dodge não disputou a lista tríplice da categoria pela recondução e tem como principais aliados para tentar o aval do presidente Jair Bolsonaro políticos que são alvos da Lava Jato, como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). De acordo com colegas, José Alfredo reclamava da demora da procuradora-geral em enviar a colaboração para homologação pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito