Covid-19

Bolsonaro é alvo de busca e apreensão e ex-ajudante de ordens é preso pela PF

Operação da Polícia Federal investiga se ex-presidente e filha tiveram dados sobre vacina adulterados

bolsonaro cid preso PF
Ex-presidente Jair Bolsonaro / Crédito: Clauber Cleber Caetano/PR

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) é alvo de busca e apreensão feita pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (3/5). A PF investiga na Operação Venire a atuação de uma possível associação criminosa constituída para a prática dos crimes de inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas SI-PNI e RNDS do Ministério da Saúde. O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, foi preso.

É investigado se os dados de vacinação de Jair Bolsonaro, Laura Bolsonaro — filha do ex-presidente — e do próprio Mauro Cid e família foram incluídos de fora falsa no sistema. Os celulares de Jair Bolsonaro foram apreendidos pela PF.  A operação foi autorizada por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do inquérito das milícias digitais.

São cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro, além de análise do material apreendido durante as buscas e realização de oitivas de pessoas que detenham informações a respeito dos fatos.

Por causa das informações falsas, eles puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlarem as restrições sanitárias vigentes imposta pelos poderes públicos (Brasil e Estados Unidos) destinadas a impedir a propagação da Covid-19.

Os fatos investigados configuram em tese os crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.

Sair da versão mobile