Acompanhe

Sessão do STF – 12/08/2020

Plenário julga processos que tratam sobre os índices de correção monetária na Justiça do Trabalho

federações partidárias sebrae incra Adicional do Imposto de Renda
Ministro Gilmar Mendes durante sessão plenária por videoconferência / Crédito: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julga, nesta quarta-feira (6/8), às 14h, os processos que tratam sobre os índices de correção monetária na Justiça do Trabalho. A sessão será realizada por videoconferência.

A reforma trabalhista de 2017 determinou que créditos trabalhistas sejam atualizados pela TR (mesmo índice de correção da caderneta de poupança) e não mais pelo IPCA-E, mas há resistência na Justiça do Trabalho em aplicar o índice, sob o entendimento de que ele não recompõe os valores com o passar dos anos.

São quatro ações a serem julgadas em conjunto: Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) 58 e 59, Ações Direta de Inconstitucionalidade (ADIs)
5867 e 6021. Em junho, o ministro Gilmar Mendes determinou a suspensão de todos os processos da Justiça do Trabalho que envolvam o debate sobre a correção monetária das dívidas trabalhistas. Por causa da suspensão, a deliberação do STF é muito aguardada por magistrados da Justiça do Trabalho, por empresários e trabalhadores.

Também está na pauta as ADIs 2154 e 2258, ajuizadas, respectivamente, pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) e pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Nas ações são contestados dispositivos da Lei das ADIs (Lei 9.868/99), que dispõe sobre o processo de julgamento da ADI e da ação declaratória de constitucionalidade (ADC) perante o Supremo Tribunal Federal.

Assista ao vivo à sessão: