STF

André Mendonça toma posse e fala de respeito à democracia e à imprensa

Posse ocorreu nesta quinta-feira (16/12) no prédio do Supremo

posse André Mendonça
Posse do ministro André Mendonça no STF / Crédito: Fellipe Sampaio/SCO/STF

O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, em seu primeiro pronunciamento no cargo afirmou que se compromete com a democracia, com os valores da Constituição e em especial com a Justiça. “A justiça enquanto ideal que nós todos buscamos”. Mendonça também disse aos jornalistas que reconhece a importância da imprensa em um regime democrático.

“Vocês são fundamentais para a construção do nosso país e para a construção da nossa democracia. Contem também sempre com o meu respeito e a minha defesa irrestrita da liberdade e das prerrogativas do livre exercícios dos jornalistas e da imprensa”, afirmou. O ministro finalizou a fala com “Deus os abençoe”.

André Mendonça foi empossado como novo ministro do STF nesta quinta-feira (16/12). A cerimônia começou por volta das 16h15 e entre os convidados presentes estavam o presidente da República Jair Bolsonaro; o vice-presidente Hamilton Mourão; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o Procurador-Geral da República (PGR), Augusto Aras; e o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins. O bispo Samuel Ferreira, líder da Igreja Assembleia de Deus do Brás, também esteve presente.

Mendonça chegou às 15h36 no prédio do Supremo acompanhado da esposa Janei Mendonça e dos filhos. A cerimônia seguiu os protocolos anunciados pelo Supremo por conta da pandemia da Covid-19 e durou cerca de 15 minutos.

Conforme o anunciado pelo cerimonial do Supremo, Mendonça fez o juramento e foi acompanhado pelos ministros Ricardo Lewandowski, o ministro presente com mais tempo de Corte, e o ministro Nunes Marques, o mais recente ministro.

A ministra Cármen Lúcia e o ministro Gilmar Mendes não compareceram à cerimônia.

Para a cerimônia desta quinta-feira (16/12) houve a exigência aos convidados de apresentação do cartão de vacinação ou comprovante de exame PCR negativo feito nas 72 horas anteriores ao evento. O ministro da Justiça, Anderson Torres, foi o único que chegou ao Supremo sem máscara. No entanto, para entrar em plenário, ele precisou do item.

Mendonça ocupa a vaga do ministro Marco Aurélio, que se aposentou em julho.