Podcast

‘Sem Precedentes’ debate como consequências falaram mais alto em decisões do STF

Juliana Alvim e Diego Werneck discutem casos de vagas em creches e de compra de armas, com destaque para o voto de Nunes Marques

Crédito: Raoni Arruda

O episódio desta semana do Sem Precedentes, podcast do JOTA em que se discute o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Constituição, mostra como as consequências falaram mais alto para os ministros em duas decisões recentes da Corte sobre temas diferentes.

O Sem Precedentes é apresentado por Felipe Recondo, sócio e diretor de Conteúdo do JOTA, e conta com a participação de Juliana Cesario Alvim (da UFMG e da Central European University) e Diego Werneck (Insper).

Na primeira decisão, o tribunal referendou a liminar que tinha sido dada pelo ministro Edson Fachin para suspender trechos de decretos da Presidência da República que flexibilizam a compra e o porte de armas.

A liminar de Fachin já foi tema do Sem Precedentes, mas agora ela foi confirmada pelos demais ministros. Com votos contra de André Mendonça e Nunes Marques – o último. O teor do voto de Nunes Marques é discutido em detalhes no podcast.

Na segunda decisão, o Supremo firmou que é dever do poder público garantir vaga nas pré-escolas para crianças de 0 a 5 anos. E por que neste caso o tribunal ficou de olho nas consequências?

Assista ao novo episódio do Sem Precedentes