podcast

Sem Precedentes comentará decisão do STF sobre orçamento secreto

Episódio do podcast irá ao ar nesta segunda-feira (19/12) após a definição sobre o futuro das emendas do relator

rosa weber
Ministra Rosa Weber preside sessão plenária do STF / Crédito: Nelson Jr./SCO/STF

O próximo episódio do podcast Sem Precedentes, que discute o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Constituição, vai ao ar após o fim do julgamento sobre o orçamento secreto, que ocorre na segunda-feira (19/12). O Sem Precedentes analisará as consequências da decisão sobre os Três Poderes.

Até agora, já se pode concluir que as emendas do relator, que compõem o chamado orçamento secreto, deixarão de ser facilitadores para a governabilidade nos próximos quatro anos.

A relatora, ministra Rosa Weber, tem o apoio de outros quatro ministros para sua tese. Pelo voto dela, as emendas de relator serviriam um propósito reduzido: corrigir eventuais erros e omissões do Orçamento, e não para o parlamentar criar uma nova despesa ou repassar recursos para seu reduto eleitoral.

O ministro Alexandre de Moraes fez um voto ‘médio’. Ele estabeleceu critérios muito objetivos para a distribuição desses recursos, tirando da mesa da Câmara e do relator-geral do orçamento o poder de definir para quem os recursos iriam. Portanto, com o voto dele, as emendas de relator deixam de existir como são, mas os recursos referentes a ela permanecem à disposição do Congresso Nacional para serem usados conforme os critérios estabelecidos.

Em outro sentido, os ministros Nunes Marques e André Mendonça votaram pela manutenção das emendas de relator desde que haja mais transparência.

Também sem acompanhar a relatora, o ministro Dias Toffoli defendeu que uma série de critérios deveriam ser atendidos para que as emendas do relator continuem a existir.

Agora, resta saber os votos dos ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, que já demonstraram preocupação com a relação do STF com o Congresso e com a governabilidade de Lula.

Neste julgamento, o placar político pode ser tão ou mais relevante do que o seu resultado jurídico.

Os efeitos políticos já estão colocados: seis ministros votaram de modo que esvazia o poder dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado tinham para definir os parlamentares que seriam beneficiados pelo orçamento secreto – além do voto de Rosa Weber, seguida por quatro ministros, a divergência aberta por Moraes também esvazia essa faculdade.

O Sem Precedentes é apresentado por Felipe Recondo, diretor de conteúdo do JOTA. Participam Diego Werneck, professor do Insper, em São Paulo; Juliana Cesario Alvim, professora da Universidade Federal de Minas Gerais e da Central European University; e Thomaz Pereira, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

O Sem Precedentes está disponível no Spotify:

 

O Sem Precedentes também pode ser acompanhado no YouTube, com vídeo. Confira a playlist com todos os episódios anteriores: