
O novo episódio do Sem Precedentes, podcast do JOTA que discute o Supremo e a Constituição, traz uma entrevista com o professor de Direito Constitucional do Insper Diego Werneck, que está lançando um novo livro: “O Supremo: Entre o Direito e a Política”. A obra detalha o funcionamento do Tribunal, explica sua importância e aponta fragilidades da instituição e de seus ministros.
Conduzida pelo diretor de conteúdo do JOTA e apresentador do podcast, Felipe Recondo, a entrevista aborda o livro, trata de temas que cercam o funcionamento do Supremo Tribunal Federal, seu papel na sociedade e os posicionamentos e imagem dos ministros que compõem o pleno da Corte.
O STF e a atuação de seus ministros têm sido pauta recorrente entre os brasileiros. A Corte esteve no centro das eleições no ano passado, seja como alvo de ataques ou em relação a suas decisões – especialmente as do ministro Alexandre de Moraes, que preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A maneira como a sociedade percebe a Corte e a função efetiva dos ministros é um dos destaques do livro e da entrevista. Werneck também fala porque decidiu escrever a obra e detalha procedimentos e justificativas que acompanham os passos dos ministros do Supremo, além de fazer uma análise sobre as disfunções e futuro da Corte.