PODCAST

O TSE está abusando do seu poder para combater fake news?

Tribunal adotou posição mais intervencionista nestas eleições. Como justificar decisões sobre remoção de conteúdos?

Neste episódio de Sem Precedentes, podcast do JOTA sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Constituição, a discussão é sobre como, a poucos dias do segundo turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mudou regras do jogo para impor limites controversos à publicação de conteúdo nas redes sociais e em veículos de comunicação.

O TSE adotou posição mais intervencionista nestas eleições em comparação ao que se viu em 2018, já que não podia se deixar atropelar novamente pela avalanche de fake news e também porque esta campanha presidencial foi baseada em ataques e tentativas de aumentar a rejeição do adversário. O destaque para a campanha de Jair Bolsonaro (PL), que teve mais conteúdos retirados.

Com isso, o TSE ficou numa situação delicada. Se não decide, a disseminação de mentiras compensa: as vítimas são prejudicadas e as eleições se tornam desequilibradas por conta desse tipo de conduta. Mas, se o tribunal decide em excesso, corre o risco de cometer abusos e de ser acusado de parcial.

Ainda mais porque, ao longo dos últimos dois anos, o candidato à reeleição Bolsonaro construiu um antagonismo com o TSE. Agora, ele se diz perseguido pelo tribunal.

Como avaliar a atuação do TSE nesta reta final de campanha? As decisões que determinaram remoção de conteúdo ou proibiram previamente a divulgação foram abusivas? Como justificá-las?

Para responder a essas e outras questões, o Sem Precedentes conta com a participação de Clara Keller, pesquisadora do Centro de Ciências Sociais de Berlim; e Marilda de Paula Silveira, advogada especializada em TSE e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral.

Também está presente a integrante fixa do podcast Juliana Cesario Alvim, professora da Universidade Federal de Minas Gerais. O Sem Precedentes é apresentado por Felipe Recondo, diretor de Conteúdo do JOTA.

O episódio está disponível no YouTube:

 

Também é possível ouvir no Spotify: