Salvo Melhor Juízo

Salvo Melhor Juízo

Podcast ‘Salvo Melhor Juízo’: Crises Constitucionais

História brasileira é recheada de usos de institutos jurídicos de exceção para solucionar revoltas sociais e crises econômicas

Divulgação

Todo sistema constitucional é pensado para funcionar em situações de normalidade política, social e econômica. Momentos de crise são exatamente momentos em que a Constituição parece não ser capaz de segurar a rigidez institucional, e para essas situações é que existem institutos jurídicos para períodos de exceção.

São exemplos o Estado de Sítio, o Estado de Defesa, o Estado de Guerra etc., todos mecanismos jurídicos que buscam racionalizar o irracional e produzir uma redução de garantias individuais para superar esse momento de tensão.

A história da república brasileira é recheada de crises e de usos desses institutos jurídicos de exceção para solucionar revoltas sociais, crises econômicas, revoltas políticas ou impasses no governo. Entendê-las é aprender, a partir da exceção, o como se pensa a regra no país.

Para conhecer esse tema o Salvo Melhor Juízo trouxe para sua bancada três especialistas em história constitucional, a veterana Laila Maia Galvão** e os estreantes Claudia Paiva Carvalho* e Raphael Peixoto***

Ouça:

=========

Indicado no programa

Livros e teses:

Laila Maia Galvão – https://bit.ly/2GiDQUO

Claudia Paiva Carvalho – Presidencialismo e democracia no Brasil (1946-1956)

Raphael Peixoto – Repressão Política e usos da constituição no governo Vargas (1934-1937)

Roberto Bueno – https://bit.ly/2Pe633p

Francisco Madeira – https://bit.ly/2V8Hnym

Artigo Cristiano Paixão e Leonardo Barbosa – https://bit.ly/2DgPYox

=========

Comentários, sugestões, críticas: contatosalvomelhorjuizo@gmail.com
Twitter: @SMJPodcast
Facebook: https://www.facebook.com/salvomelhorjuizo/

Instagram: @salvomelhorjuizo
Assine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizo
Compartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto!

Agora o SMJ faz parte da rede de podcasts AntiCast! Acesse: www.anticast.com.br

Acesse o PADRIM do SMJ e contribua: www.padrim.com.br/salvomelhorjuizo

========

*Claudia Paiva Carvalho é professora do Instituto Brasiliense de Direito Público. Mestra e doutora em Direito (UnB), pesquisa história constitucional com enfoque em história do presidencialismo brasileiro e história da ditadura militar.

**Laila Maia Galvão é professora do Instituto Federal do Paraná. Mestra (UFSC) e doutora em direito (UnB), pesquisa história constitucional em especial as crises constitucionais da Primeira República e o Direito à Educação na Era Vargas.

***Raphael Peixoto é professor do Instituto Brasiliense de Direito Público. Mestre e doutor em direito (UnB) com estágio de doutoramento sanduíche na Universidade de Florença. Pesquisa repressão política na ditadura Vargas e o sistema de anistia brasileiro.


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito