Jazz

Joe Lovano e Jakob Bro gravam tributo a Paul Motian

Saxofonista e guitarrista lideram ‘combo’ com três baixos e duas baterias

Jakob Bro Joe Lovano
Jakob Bro e Joe Lovano / Crédito: Divulgação

Em dezembro próximo o grande saxofonista Joe Lovano vai comemorar o seu 70º aniversário. E também, certamente, a reação calorosa da crítica especializada ao novo álbum por ele gravado para o refinado selo ECM, ao lado do guitarrista-compositor Jakob Bro, e intitulado Once Around the Room: A Tribute to Paul Motian.

Já disponível nas plataformas virtuais, essa celebração do legado musical de Paul Motian ( 1931-2011) partiu de uma ideia inicial de Bro que – assim como Lovano – foi partner do inventivo e sofisticado baterista em registros preciosos para a mesma etiqueta ECM (Cite-se Garden of Eden, de 2005, com o então jovem Bro atuando ao lado dos também guitarristas Steve Cardenas e Ben Monder).

No novo CD, os dois músicos destacados na capa como líderes assinam quatro temas: As it should be (5m25) e For the love of Paul (10m), de Lovano; Song to an old friend (6m10) e Pause (5m50), de Bro. Os outros dois títulos são Drum music (6m05), do homenageado Paul Motian, e Sound creation (10m), uma “criação sonora” coletiva bem free.

O “septeto” reunido em Once Around the Room inclui os seguintes jazzmen, todos do chamado primeiro time: Larry Grenadier e Thomas Morgan (contrabaixos); Anders Christensen (baixo elétrico); Joey Baron e Jorge Rossy (baterias).

O novo álbum foi gravado em novembro do ano passado, ainda na fase mais agressiva do vírus Covid-19, num estúdio de Copenhague escolhido como “porto seguro” para o encontro transcontinental.

O saxofonista Lovano assim se pronunciou sobre o tributo a Motian: “Sempre que estou no palco ou no estúdio penso na ideia de Paul de que a música resulta de profunda respiração (deep breathing) e audição bem atenta (close listening). A gente deve liderar e acompanhar ao mesmo tempo, dividindo o espaço e deixando a música nos levar. Não se trata de demonstração de virtuosismo, mas sim da arte de improvisar sem que se perca o fio da meada”.

As duas peças assinadas pelo guitarrista Bro são as mais contemplativas do repertório. Ou melhor, de “intensidade restrita, balançando coração e cérebro”, como comentou Filipe Freitas, reviwer do site novaiorquino JazzTrail. Em contraste, com a “intensidade irrestrita” de Sound creation, improvisação coletiva que inclui até efeitos eletrônicos. Além do som do tarogato (instrumento de origem turca parecido com o oboé) soprado por Lovano.

(Samples de Once arorund the roomhttps://music.apple.com/de/album/once-around-the-room-a-tribute-to-paul-motian/1645306057)