Jazz

Jazz

A Descarga for Bud do pianista espanhol Alex Conde

A temática bop de Bud Powell no balanço do flamenco

Alex Conde
Alex Conde / Crédito: Divulgação

O jazz não é um tipo de música. É um modo de expressão musical de raízes afro-americanas, tendo como causa formal o swing, aquela propulsão anímica que cria o ambiente necessário para que a performance – instrumental ou vocal, total ou parcialmente improvisada – seja contemporânea da composição. Como música de síntese, o jazz tem direito a apropriações diversas.

Este é o caso de Descarga for Bud, álbum recém-lançado pelo selo espanhol Sedajazz, de Valência, do pianista Alex Conde, nascido naquela cidade, onde se formou, em 2001, no Conservatório José Iturbi. Por exibir desde cedo qualidades excepcionais como solista, acabou merecendo, em 2006, uma bolsa especial no afamado Berklee College of Music, em Boston, onde começou a tocar jazz profissionalmente.

Mas foi só em 2015 que ele despertou atenção maior dos jazzófilos com a edição, pela etiqueta Zoho, do CD Descarga for Monk, mesclando temas de Thelonious Monk – o extravagante e genial founding father do bebop – com o flamenco. Tipo de música que também é uma arte improvisacional, com ritmos dançantes marcados por palmas ou até livres (como o fandango).

Agora, em Descarga for Bud, a temática celebrada até com as palmas, evocações e invocações típicas do flamenco é também de outro “fundador” do bebop, o pianista-compositor Bud Powell (1924-1966).

Descarga”, no linguajar associado ao flamenco e à música popular afro-cubana, é o mesmo que jam session. E neste novo CD celebrando Bud Powell, Alex Conde tem a companhia do renomado baixista Jeff Chambers, do baterista Jon Arkin e do percussionista John Santos. As notas do álbum dão conta da participação também de Sergio Martinez (no cajón e palmas) e, em alguns números, do guitarrista José Luis de la Paz Na vertiginosa versão de Tempus fugit (3m45) e no abolerado The fruit (7m35) o trompetista Mike Olmos atua brilhantemente como solista.

Das demais composições de Bud Powell selecionadas pelo prodigioso Alex Conde destacam-se as seguintes joias do tesouro do bebopBouncing with Bud (7m10), Oblivion (6m50), Wail (4m15), Parisian thoroughfare (5m50) e Hallucination (5m35). )

Em review para a Downbeat News, Ted Panken escreveu: “Em Descarga For Bud, o pianista Alex Conde extrapola brilhantemente os complexos beats e a ambiência magnética do flamenco ao interpretar sublimes composições de Bud Powell, tradutor para o piano das inovações de Charlie Parker”.

Ouça Tempus fugit:

Ouça Bouncing with Bud:

Ouça Wail