Infra

Podcast

Infracast: primeiro podcast brasileiro sobre temas relacionados à infraestrutura

Isadora Cohen e Fernando Marcato entrevistam Gabriel Galípolo, economista e presidente do Banco Fator

Modelagem Infracast
Crédito DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A

O ministro da Economia, Paulo Guedes, é um defensor da redução do papel do Estado na economia e recentemente falou em “privatizar todas as estatais”.

Na área estrutural, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, encabeça as negociações para ampliar concessões no setor logístico.

Tanto nas privatizações como nas concessões, há muitas dúvidas com relação a regras, modelo de negócio e, principalmente, de onde vai vir o dinheiro. Os investidores internacionais são os mais interessados? Ou as quedas recentes na taxa básica de juros mudaram esse cenário e os investidores brasileiros estão mais abertos?

Esses e outros questionamentos são abordados no Infracast, primeiro podcast brasileiro voltado exclusivamente para temas relacionados à infraestrutura. A apresentação é de Isadora Cohen, ex-secretária de Parcerias e Inovação no Estado de São Paulo e especialista em direito de infraestrutura pela Fundação Getúlio Vargas, e Fernando Marcato, advogado especialista em estudos multidisciplinares e estruturação de projetos de infraestrutura.

O podcast será divulgado semanalmente às sextas-feiras na coluna Infra no JOTA. Na estreia, excepcionalmente, dois podcasts são publicados. O primeiro é uma apresentação sobre as razões para ouvir o Infracast.

O Infracast é o primeiro podcast brasileiro voltado exclusivamente para temas relacionados à infraestrutura. Em entrevistas descontraídas com os principais gestores públicos e profissionais atuantes no setor, a equipe do Infracast discute erros e acertos dos principais projetos do país e aborda as tendências da infraestrutura para os próximos anos.

Entrevista com Gabriel Galípolo

No segundo podcast, Isadora Cohen e Fernando Marcato conversam com Gabriel Galípolo, economista e presidente do Banco Fator, sobre as perspectivas do financiamento de projetos de concessão para os próximos anos. A entrevista conta, ainda, com uma análise dos cuidados que devem ser tomados na estruturação desses projetos, visando atrair um maior número de empresas e bancos privados para o setor.

A crise econômica e a operação Lava Jato promoveram uma importante mudança no cenário da infraestrutura brasileira e, em especial, na forma de financiamento de projetos.

Se até 2016 os bancos públicos (BNDES e Caixa) eram os principais financiadores de PPP e concessões, a partir de então houve uma drástica saida do Estado do financiamento da infraestrutura.

Porém, organismos e bancos privados tem percepção distinta ao Governo de riscos e retorno. Alem disso, pessoas físicas que desejam financiar grandes projetos exigem tipos diferentes de garantia.

Ouça:


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito