PODCAST

Sem Precedentes: escalada da crise entre Bolsonaro e o STF

Podcast do JOTA fala sobre desdobramentos de buscas e apreensões em inquérito de fake news que tramita no STF

Marielle
Crédito: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O Sem Precedentes, podcast do JOTA que discute o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Constituição, traz nesta semana uma edição especial sobre a crise – sem precedentes – entre o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) e o STF. Na reação contra mandados de busca e apreensão determinados pelo ministro Alexandre de Moraes no inquérito para investigar fake news contra o Supremo, Bolsonaro ameaçou não cumprir decisões do tribunal.

Mas a escalada da crise começa há uma semana, quando o ministro Celso de Mello decidiu liberar a veiculação da íntegra do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril, em que Bolsonaro, de acordo com o ex-ministro Sergio Moro, teria admitido que pretendia interferir politicamente na Polícia Federal.

Ouça no SoundCloud:

Quem tem razão nesta crise? E como a relação entre o STF e Bolsonaro – e seus apoiadores – chegou a este ponto? E o inquérito de fake news é realmente uma ameaça para Bolsonaro? Felipe Recondo, diretor de Conteúdo e sócio-fundador do JOTA, conversa com o time titular do Sem Precedentes: Juliana Cesario Alvim (UFMG), Thomaz Pereira (FGV Direito Rio), Diego Werneck (Insper) e uma convidada especial, Marjorie Marona, professora de Ciência Política da UFMG para responder a estas e outras perguntas.

Ouça no Spotify:

 

O podcast discute como a retórica do presidente (incluindo o emblemático “Acabou, porra!”) afeta a relação objetiva com o Supremo, onde o governo até agora não sofreu derrotas importantes nos aspectos programáticos centrais, como a reforma da previdência. Marjorie Marona analisa possíveis saídas para a crise, que, segundo ela, começa a ser mais ampla: “A crise de governabilidade do governo Bolsonaro ganhou ares de crise da própria democracia brasileira”. .

Assista no YouTube: