Lifestyle

Greve dos servidores

Tradicional coador de pano deve ser escaldado antes do uso

Algumas dicas para evitar interferência no sabor

De longe, passar café no coador — de pano ou de papel — é o método mais usado pelas donas de casa, nas padarias, no cafezinho rápido na repartição. Fácil, prático e tradicional.

Quem não se lembra a cozinha da vovó, cheia de meninos correndo de um canto a outro e o bule, ali, na beira do fogão com um café pronto para a primeira visita que bater à porte?

Por isso, é costume puxar por essas lembranças de infância, para dizer que passar café no coador é, ainda, o método mais usado. Mesmo com a chegada das sofisticadas máquinas de café em cápsula e as cafeteiras caseiras, passar café no coador é um jeito infalível.

Influência no sabor

Para evitar qualquer interferência do pano do coador ou do papel do filtro, na hora de preparar o seu café caseiro, duas dicas são importantes.

A primeira delas é na hora de comprar um coador de pano. Os de flanela são bastante usados, mas é recomendável que seja de outro tipo de tecido. Que seja um pano menos poroso. Quando for usar a primeira vez, passe normalmente o café mas descarte a bebida para evitar que as impurezas acumuladas contaminem o sabor. Em seguida, passe o café que vai tomar e — depois de lavado com água quente, sem detergente — guarde o coador na geladeira. Nada de deixá-lo no secador de roupas ou em contato com o sol.

Já com o coador de papel o processo é mais rápido por ser ele descartável. Mas, mesmo assim, é recomendável escaldar o coador. Despeje e descarte a primeira água quente no filtro de papel antes de passar o café.

E mesmo que o coador de pano seja uma herança da vovó, a relíquia vale somente para o método. O coador, em si, tem vida útil curta. Se você está entre aqueles que usam diariamente, troque o coador de dois em dois meses e tenha um bom café!

Café & Conversa


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito