Panelinha

JOTA e panelinha: legumes assados

Assar legumes, além de ser superprático, faz que fiquem deliciosos

Crédito: Pixabay

Assar legumes, além de ser superprático, faz que fiquem deliciosos, com o sabor concentrado e a textura crocante por fora e macia por dentro.

A maior vantagem é que basta cortar, temperar e levar ao forno: daí para frente, é contar o tempo (e virar os legumes na metade). Dá para agilizar outros preparos, arrumar a cozinha ou até mesmo ler um livro.

O passo a passo para aprender a técnica e usar no dia a dia está explicadinho no episódio Como preparar legumes assados da série Rita, Help! Me ensina a cozinhar na quarentena.  

E vem com bônus: a Rita Lobo aproveitou o tempo dos legumes no forno para conversar com o professor Carlos Monteiro, coordenador do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP, organizador do Guia Alimentar para a População Brasileira e que está à frente da NutriNet, maior pesquisa sobre alimentação da população jamais feita no Brasil.

Monteiro trouxe dados sobre a mudança na alimentação dos brasileiros durante a pandemia e também esclareceu o impacto dos ultraprocessados na saúde de quem os consome.

Assista: