Lifestyle

Greve dos servidores

Acompanhamentos do espresso divide opiniões

Se for para comer, que seja depois de tomar o café

Petit four; casca de laranja cristalizada; biscoitinhos amanteigados; pedacinhos de chocolate amargo, doce, meio-amargo. A variedade é grande, a utilidade é questionável. A não ser por um gesto de gentileza, um mimo, uma cortesia, esses acompanhamentos das xícaras de café espresso têm pouca utilidade sensorial. Mas há quem goste.

Um leitor do Café & Conversa chegou dia desses numa cafeteira, pediu um espresso curto (30ml), veio a água com gás e, no pires, um pedaço de chocolate.

— Confesso que fiquei olhando para um lado, olhei para outro e não via ninguém com o chocolate na mão. Será que é para ser comido antes do café? — pensou.

A água com gás vem antes. É para preparar o paladar. Para limpar as papilas gustativas e deixá-las prontas saborear o café. Já os acompanhamentos deixe para depois do café. Se bem que o paladar estava — lembra-se — pronto para saborear um bom café, um café de qualidade e, depois desse café, você come um biscoitinho, um chocolate, casca de laranja…

Particularmente, deixo de lado. Agradeço a gentileza da casa, mas prefiro que minha “viagem sensorial” seja com o sabor do café invernizando o céu da boca por um bom tempo.

Mas em gastronomia, especialmente na harmonização de café com outros ingredientes, cada paladar tem sua preferência. Faça você mesmo seus próprios experimentes. Prove a água, o café sem os acompanhamentos.

Depois, experimente água, café e um desses mimos das cafeterias. Vá se acostumando com a escolha. Não tem uma regra em gastronomia. Não tem o certo e o errado. Cada uma vai fazendo experimentos e definindo acompanhamentos. Ou não.

O importante é que você tome o café sentindo cada nota. Cada partícula de aroma. Como numa sinfonia que você fecha os olhos e escuta todos os instrumentos como se houvesse um ouvido para cada um deles.

Café & Conversa


Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito