Dados

MAPA PARLAMENTAR

Republicanos se manteve alinhado ao governo no ano de 2019

Partido é o favorito para assumir a CCJ e mostra neutralidade quanto a reforma tributária

republicanos
Deputado Lafayette de Andrada (PRB-MG) / Crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O Republicanos, partido mais cotado para assumir a Comissão de Constituição e Justiça  (CCJ) da Câmara dos Deputados, votou alinhado ao governo ao longo de todo ano de 2019. O alinhamento do partido com o governo é possível de ser observado através do mapa parlamentar desenvolvido pelo JOTA.

O deputado Lafayette de Andrada (MG), favorito a ser presidente da CCJ, tem um índice de alinhamento com o governo de 93% baseado em suas votações no ano de 2019. A deputada Aline Gurgel (AP), parlamentar mais distante da posição do partido, apresentou um índice de 68% de governismo.

A ferramenta desenvolvida pelo JOTA permite visualizar a mudança semanal de posicionamento que acontece entre os deputados. É possível organizar a visualização por partidos e estados, semana a semana.

Os deputados com mais de 80% de apoio ao governo são pintados de azul, aqueles com menos de 20%, de vermelho, e os neutros são pintados de cinza. O usuário pode interagir com a ferramenta de modo a escolher os placares semanais.

A ferramenta também traz uma previsibilidade quanto a votações futuras. Em relação a uma das duas propostas de reforma tributária que está sendo discutida na Casa, a PEC 45, por exemplo, o partido mostra um alinhamento neutro, mas nenhum parlamentar esboça posição contrária a matéria.

O mapa é construído a partir do padrão de votação de cada deputado. A previsibilidade da ferramenta é possível a partir do posicionamento de cada deputado em votações de temas semelhantes que aconteceram no passado.


Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito