Legislativo

Câmara

PMDB articula liderança do governo e do partido com deputados próximos a Temer

Decidido a garantir que a Câmara não atrapalhe os planos do novo governo já nos primeiros dias, o vice-presidente Michel Temer articula acordos para indicação de líderes partidários que ajudem no controle da nova base aliada. E começou a selar os acordos com o PMDB. Hoje, após reunião com bancada mineira no Jaburu, o acertado […]

Decidido a garantir que a Câmara não atrapalhe os planos do novo governo já nos primeiros dias, o vice-presidente Michel Temer articula acordos para indicação de líderes partidários que ajudem no controle da nova base aliada. E começou a selar os acordos com o PMDB.

Hoje, após reunião com bancada mineira no Jaburu, o acertado foi a recondução de Leonardo Quintão (PMDB-MG) para a liderança do partido na Câmara. Quintão é da confiança de Temer. Chegou a ser nomeado líder por meio de uma lista de apoiamento da bancada no final de 2015. Colocou-se na disputa por votos como candidato para sucessão de Leonardo Picciani (RJ), mas abandonou a disputa a pedido de Temer em nome da reunificação da bancada.

Quintão é considerado um deputado pró-mercado e pró-empresas também. Na CPI do Carf, por exemplo, costuma defender empresas que não foram acusadas de ilícitos. Agora, com novo Governo, seu nome é apontado como natural para liderar o PMDB, já que é o primeiro vice-líder da bancada na Câmara. A dúvida é apenas quanto a forma de assumir a liderança, já que Picciani foi eleito até 2017.

O próprio Quintão explica: “Ele (Picciani) indo para o ministério, eu assumo sem necessidade de nova eleição ou de lista porque sou o primeiro vice-lider. E o mandato dele acabando em fevereiro, aí sim, fazemos uma nova eleição”, explicou o mineiro ao JOTA.

Enquanto isso, fontes ligadas  a Rodrigo Maia já indicam que irão despachar da liderança do Governo. Rodrigo Maia disputa a liderança do governo com André Moura (PSC-SE). Isso indica que Temer quer montar um time de confiança no Congresso para dar agilidade aos projetos prioritários.


Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito