Legislativo

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Cidadania não punirá deputados divergentes em votações no ano de 2020

Objetivo da sigla é atrair parlamentares descontentes com seus partidos e aumentar bancada

Deputado Arnaldo Jardim
Deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) / Crédito: Câmara dos Deputados

O Cidadania, que hoje conta com nove deputados, passará a liberar a bancada em todas as votações do ano de 2020. Isso significa que o partido não fará mais o chamado “fechamento de questão”, o que ocorre quando uma sigla formaliza uma posição sobre determinado assunto. As legendas podem punir parlamentares que se posicionarem contrários ao posicionamento determinado.

Os parlamentares estão livres, inclusive, para se posicionarem como bem entenderem quanto à reforma tributária. Entretanto, segundo o líder da sigla na Câmara, Arnaldo Jardim (SP), o partido já tem o consenso de que o melhor texto para a reforma é a PEC 45. Outro ponto que o partido vai defender é o fatiamento da reforma. O primeiro será a unificação do ICMS, que Jardim classificou que está maduro para ser discutido.

O objetivo dessa postura, segundo Jardim, é atrair membros da nova política que estão insatisfeitos com a postura dos partidos tradicionais, como é o caso de Tabata Amaral (PDT-SP), que enfrenta um longo processo de desgaste com sua sigla atual após votar a favor da reforma da Previdência. 

Jardim afirma que o Cidadania vem conversando com movimentos como RAPS, Agora e Livres. O partido também mantém conversas constantes com o apresentador Luciano Huck, da rede Globo. Segundo o líder, Huck sinalizou que se ele for entrar para política, será pelo Cidadania.

Em café da manhã com jornalistas na quinta-feira (13/2), Arnaldo Jardim também disse que espera para a próxima semana a manifestação formal do governo sobre as alterações desejadas no novo modelo de parcerias público-privadas e concessões, previsto no  PL 7063/17. Jardim é o relator da matéria na Comissão Especial. 


Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito