Dados

Reforma da Previdência

Quase dois terços da Câmara querem manter estados e municípios na reforma

Segundo deputados, nota média do governo Bolsonaro é de 4,8. Em maio, valor havia sido de 3,9

reforma; Câmara
Sessão solene do Congresso Naciona / Crédito: Jonas Pereira/Agência Senado

A pesquisa parlamentar do JOTA/Ibpad — feita entre os dias 11 e 18 de junho com 150 parlamentares — mostra que melhorou um pouco a avaliação que os deputados fazem da relação entre o Congresso e o governo Bolsonaro.

Em uma escala de 0 a 10, a nota média ficou em 4,8, acima dos 3,9 registrados na pesquisa de maio.

Mais de 60% dos deputados disseram ser contrários à retirada de estados e municípios da reforma. Para 33% é correto retirá-los do texto apresentado enquanto 6,6% não se pronunciaram. Trata-se de um dos temas mais polêmicos da atual reforma, que tem dividido líderes do Congresso e governadores.

A amostra foi sorteada anteriormente à captação pela equipe de dados do JOTA Labs e é estratificada por grupos de partidos (oposição, situação e independentes).

Quando um deputado sorteado se recusa a responder a pesquisa, um novo deputado é sorteado, para manter a aleatoriedade e a confiança da pesquisa. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais. Além disso, foi aplicado um processo de pós-estratificação para corrigir possíveis erros de não resposta.

Na semana em que o relator apresentou o seu texto, 52,7% se disseram favoráveis a ele — enquanto 11,2% se disseram indecisos e 36,1%, contrários. O apoio à idade mínima de 62 e 65 anos no regime geral continua alto: 57,5% favoráveis, 35,8%, contrários, e 6,7% indecisos.

Além disso, 46,2% se disseram a favor da proposta de abono salarial e 53% defenderam a proposta do relator para regras de transição.

Entre os deputados que acreditam que a reforma trará uma economia para o país em 10 anos, 86% deles acreditam que esse será superior a 800 bilhões. Calculando a média dos valores mencionados, o valor esperado é de aproximadamente 857 bilhões.


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito