Acompanhe

CPMI 8 de janeiro ouve o hacker Walter Delgatti – sessão de 17/08/2023

Hacker da Vaza Jato é suspeito de incluir no sistema do CNJ um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes

Walter Delgatti CPMI
O hacker Walter Delgatti Neto (centro), ladeado por seus advogados / Créditoo: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro ouve, nesta quinta-feira (17/8), o depoimento do hacker Walter Delgatti, suspeito de incluir dados falsos sobre o ministro Alexandre de Moraes, do STF, no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). À Polícia Federal (PF), Delgatti afirmou que o ataque foi proposto por Carla Zambelli (PL-SP). Acompanhe a sessão da CPMI com Walter Delgatti ao vivo.

O ataque ao banco de prisões inseriu de forma ilegal 11 alvarás de soltura de pessoas presas e um falso mandado de prisão contra Moraes. O “hacker de Araraquara”, como ficou conhecido, foi preso pela PF em 2 de agosto e, em depoimento, afirmou que a ação visava demonstrar a vulnerabilidade do sistema de Justiça brasileiro e descredibilizar publicamente o sistema eletrônico de votação.

Com o depoimento, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPMI, espera compreender como a deputada Carla Zambelli atuou de modo a questionar a legitimidade do sistema eleitoral brasileiro nas eleições de 2022.

Apesar de ter conseguido um habeas corpus no STF para que pudesse ficar em silêncio, o hacker Walter Delgatti optou por responder às perguntas dos parlamentares.

Delgatti afirmou aos parlamentares que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lhe disse pelo telefone que ele teria conseguido grampear o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.  “[Disse] que teria conversas comprometedoras do ministro, e ele precisava que eu assumisse a autoria desse grampo”, afirmou o hacker.

Em depoimento à Polícia Federal, nesta quarta-feira (16/8), o hacker Walter Delgatti disse que recebeu R$ 40 mil da deputada Carla Zambelli. O objetivo era que ele invadisse os sistemas do Poder Judiciário, no que, segundo Delgatti, ele foi bem sucedido.

No mesmo depoimento, Delgatti afirma que no encontro com Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, o ex-presidente solicitou que ele invadisse as urnas eletrônicas para fraudar as eleições  — o que não é possível, já que elas não ficam conectadas à internet.

Assista ao vivo o depoimento do hacker Walter Delgatti