Do Supremo

STF

STF realiza em julho auditoria do sistema de sorteio

Sorteio definiu o ministro Edson Fachin como relator da Lava Jato

O sistema de distribuição de processos do Supremo Tribunal Federal, em que foi realizado o sorteio do novo relator da Lava Jato, ministro Edson Fachin, passará por uma auditoria em julho, durante o recesso do tribunal. A análise externa foi determinada pela ministra Cármen Lúcia logo que tomou posse como presidente do tribunal, em setembro do ano passado.

A auditoria, previamente agendada, será externa, mas ainda não foi definida a empresa que realizará a fiscalização, mas deve ser uma universidade. O tribunal não informou quando foi feita a última auditoria no sistema.

O sorteio que definiu Fachin como relator ocorreu na manhã desta quinta-feira (2/2) em uma sala no terceiro andar do STF, próxima ao gabinete da presidência. Cármen Lúcia acompanhou o sorteio para certificar da normalidade do processo, junto com mais três assessores.

Após três minutos, tempo em que leva para realizar o sorteio, a ministra Cármen Lúcia foi até seu gabinete e ligou para Fachin para avisá-lo de sua relatoria.

Edson Fachin

Ao ser sorteado relator da Lava Jato, Fachin vai herdar de Teori Zavascki, morto em acidente aéreo no último dia 19, os mais de 40 inquéritos, três ações penais referente à investigação.

Fachin fazia parte da 1ª Turma do STF, mas pediu para passar para a 2ª Turma, que cuida da operação, após a morte de Teori. Mais novo integrante do tribunal, o nome do ministro agrada à PGR, que temia uma mudança significativa no ritmo dos trabalhos da Lava Jato.

Em sua primeira manifestação após o sorteio, Fachin afirmou que reitera seu compromisso de cumprir seu dever com prudência, celeridade, responsabilidade e transparência.

O ministro disse ainda que está tranquilo para tocar o caso e que não teme que a Lava Jato derrape após os pedidos de investigação da Procuradoria Geral da República a partir dos fatos relatados pelos delatores da Lava Jato. “Teremos equipe suficiente para dar conta dos afazeres”, afirmou.


Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito