Justiça

República hackeada

Leia a íntegra da decisão que prorrogou prisões da Operação Spoofing

Juiz atendeu pedido da PF que alegou precisar de mais tempo para analisar provas. Apuração vai atrás de criptomoedas

Crédito: Flickr/@policiafederal

A Justiça Federal do Distrito Federal prorrogou, por mais cinco dias, a prisão temporária  dos supostos hackers investigados na Operação Spoofing que apura invasões a celulares de autoridades. (Leia a íntegra)

A decisão do juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal, atinge Walter Delgatti Neto, Gustavo Henrique Elias Santos, Suelen Oliveira e Danilo Marques foram presos na terça-feira pela Polícia Federal (PF) na Operação Spoofing.

Vallisney atendeu pedido da PF que alegou precisar de mais tempo para analisar provas apreendidas, como os celulares. As temporárias venceriam no sábado e ficarão válidas por mais cinco dias. Os presos devem prestar novos depoimentos nos próximos dias.

“Sem a prorrogação de mais 5 dias das prisões, soltos os investigados poderão agir e combinar e praticar condutas, isoladamente e em conjunto, visando apagar provas em outros endereços, mudar senhas de contas virtuais, fazer contatos com outras pessoas eventualmente envolvidas, retirar valores de contas desconhecidas ou de algum modo prejudicar o inquérito policial”, afirmou o juiz em seu despacho.

A PF aguarda para ter acesso aos celulares dos presos quando poderão obter as senhas e as chaves das carteiras bitcoin.

O MPF concordou com a extensão das prisões e pediu bloqueios de criptomoedas. “O Ministério Público Federal manifestou-se pela procedência do pedido na íntegra. Além disso, o órgão ministerial requereu o bloqueio de qualquer saldo ou valor em carteiras de criptomoedas, bem como o encaminhamento de informações quanto à existência e movimentações de compra e venda desses ativos”.


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito