Justiça

TCU

TCU intima Guedes a explicar possível investigação contra Glenn Greenwald

Ministro Bruno Dantas vê possível ‘desvio de finalidade’ em apuração sobre chefe do The Intercept Brasil

agências glenn greenwald
O ministro da Economia, Paulo Guedes | Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), deu um prazo de 24 horas para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Roberto Leonel de Oliveira Lima, expliquem as investigações contra o jornalista Glenn Greenwald, do portal The Intercept Brasil.

Veio à tona esta semana que a Polícia Federal solicitou um relatório de atividades financeiras de Glenn Greenwald, proprietário do The Intercept, que vem divulgando diversos diálogos entre o ministro da Justiça, Sergio Moro, e procuradores da República no âmbito da operação Lava Jato.

O Ministério Público junto ao TCU, na figura do subprocurador Lucas Rocha Furtado, entendeu que a motivação dessa investigação teria sido, “mediante perseguição e abuso de poder, intimidar o jornalista”.

No despacho, ao concordar com o pedido do MPTCU, o ministro Bruno Dantas afirmou ser “inconcebível que o aparato estatal possa ser utilizado com tamanho desvio de finalidade para violar garantias constitucionais fundamentais imprescindíveis ao Estado Democrático de Direito, como o direito à livre manifestação do pensamento e à liberdade de imprensa”.

“Se confirmados os apontamentos por ele noticiados, estaremos diante de um quadro gravíssimo de manipulação do aparelho repressor do estado contra jornalistas que divulgam informações que trazem incômodo aos membros do governo”, assinalou Bruno Dantas no despacho.

As informações trazidas pelo MPTCU, segundo Dantas, “colocam em risco não só a imagem do Coaf, como também do Estado Brasileiro no cenário internacional”.

O Ministério da Economia não se manifestou até a publicação desta reportagem.


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito