Jotinhas

PGR

Rodrigo Janot oficializa candidatura à reeleição

Ele disputará a eleição, até o momento, com Mario Bonsaglia e Carlos Frederico Santos

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, formalizou, nesta segunda-feira (15/6), a sua candidatura para ser reconduzido ao cargo, por mais dois anos. O atual chefe do Ministério Público – cujo mandato termina em setembro -, e os subprocuradores-gerais Mario Bonsaglia e Carlos Frederico Santos são os três primeiros candidatos a integrar a lista tríplice a ser apurada em eleição promovida pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), e cujo resultado será enviado à presidente Dilma Rousseff, daqui a 50 dias. O “colégio eleitoral” é formado por 1.240 procuradores.

Rodrigo Janot sucedeu, em 2013, Roberto Gurgel, que ocupou a chefia do MPF por dois mandatos sucessivos. Na eleição da ANPR, naquele ano, Janot obteve 511 votos dos colegas, à frente da subprocuradora Ela Wiecko (457) e da então vice-procuradora-geral Deborah Duprat (445).

A formação da lista tríplice por eleição dos membros do MPF virou tradição, com a indicação ao Senado dos mais votado na consulta – para ratificação – pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (no primeiro mandato).  Mas o presidente da República pode, pela Constituição, nomear qualquer integrante da carreira, maior de 35 anos, “após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução”.

O prazo de inscrições para a formação da lista tríplice da ANPR termina às 18 horas desta quinta-feira, e a campanha estará aberta até o dia 4 de agosto. A escolha do candidato, de acordo com a associação, é plurinominal, facultativa e secreta. O voto em trânsito será permitido nas unidades do MPF.


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito