Carf JOTA IMAGENS

Nova presidente do Carf toma posse

Em solenidade nesta quinta-feira, Adriana Gomes Rêgo se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo

Em solenidade realizada nesta quinta-feira (04/01) em Brasília, Adriana Gomes Rêgo tomou posse como presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Adriana presidiu a 1ª Turma da Câmara Superior, e é a primeira mulher a comandar o tribunal desde que ele deixou de ser denominado Conselho de Contribuintes, em 2008.

De acordo com informações do site do Carf, em seu discurso a nova presidente lembrou do mandato do seu antecessor, Carlos Alberto Freitas Barreto. “O doutor Barreto assumiu a Presidência do Carf pela segunda vez, em 2015, e logo em seguida desencadeou-se um momento de turbulência institucional. Sua serenidade, firmeza e sabedoria, marcas tão claras de sua conduta, foram fundamentais para que a casa superasse esse momento”.

Foi durante mandato mais recente de Barreto – o segundo como presidente do conselho – que a Operação Zelotes foi deflagrada pela Polícia Federal, que investiga a compra de votos e casos de corrupção entre conselheiros do Carf.

Em seu discurso de despedida, Barreto reconheceu o momento atribulado que a entidade passou durante seu mandato, e desejou sucesso a Adriana. “Desejo-lhe sucesso e agradeço todo o apoio neste período, gostaria citar uma frase, do memorável Mário Quintana, que ilustra bem este momento: ‘nada jamais continua, tudo vai recomeçar'”, disse, segundo informações do site do Carf.

Conhecida pelo histórico de decisões pró-fisco, a escolha pelo nome de Adriana não foi recebida como uma boa notícia, principalmente pelos representantes dos contribuintes. A mudança, anunciada em 15 de dezembro, pegou alguns conselheiros de surpresa – segundo o JOTA apurou à época.

Comentários