Jotinhas

TJSP

Juíza Patrícia Álvares Cruz recebe convite para assumir o Dipo em SP

Proposta foi feita pelo futuro corregedor geral da Justiça, Geraldo Pinheiro Franco

Crédito Luiz Silveira/Agência CNJ

A juíza Patrícia Álvares Cruz, da 2ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, foi convidada para assumir o cargo de juíza corregedora do Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo), e portanto, da  coordenação das audiências de custódia no Estado.

O convite foi feito pelo futuro corregedor geral da Justiça, o juiz Geraldo Pinheiro Franco. As mudanças podem ocorrer em 2018, quando o desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças assume a Presidência do TJSP.

Conhecida pelo rigor ao sentenciar, Patrícia Álvares Cruz ganhou as páginas dos jornais no começo dos anos 2000, quando condenou à prisão uma mulher chamada Maria Aparecida de Matos pela tentativa de furto de um xampu e um condicionador. Maria Aparecida foi vítima de tortura dentro da prisão e acabou perdendo a visão do olho esquerdo.

+JOTAA morte das audiências de custódia?

+JOTA: Sobre a “morte das audiências de custódia”

Pereira Calças afirma que o rodízio do cargo é natural e afirmou que o corregedor do Dipo tem um relacionamento próximo com a Secretaria de Segurança, Administração Penitenciária, Secretaria da Saúde, Polícia Militar, Ministério Público e Defensoria Pública e por isso há um “grande desgaste”. “A troca das funções administrativas é saudável”, disse.

Além disso, Pereira Calças afirma que Patrícia é uma juíza experiente e que ficará no comando das questões administrativas do cargo. “Vários juízes realizam as audiência de custódia e prezam pela independência”, garantiu.

O futuro presidente do TJSP ressaltou ainda que o objetivo da audiência de custódia não é “soltar o réu” e sim verificar a legalidade da prisão e também se o preso não foi submetido a algum tipo de violência pela polícia.


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito