Jotinhas

Advocacia

Ex-AGU, Grace Mendonça pede exoneração do cargo de advogada pública

Grace foi a primeira mulher a ocupar o cargo e agora deve se dedicar à advocacia

biometria grace mendonça
Foto: Daniel Estevão/Ascom

A ex-advogada-geral da União (AGU) Grace Mendonça pediu exoneração do cargo de advogada pública. A informação consta do Diário Oficial da União de sexta-feira (28/6).

Grace exerceu o cargo de AGU durante o mandato do ex-presidente Michel Temer, de setembro de 2016 a dezembro de 2018.

Em nota, a ex-AGU ressaltou que bateu recorde de sustentações orais no Supremo. “Depois de quase 20 anos de atuação como advogada pública, tendo exercido o cargo máximo de advogada-geral da União, Grace Maria Mendonça parte para a carreira privada. Durante sua gestão à frente da Advocacia-Geral da União (AGU), Grace Maria Mendonça atingiu a marca inédita de cem sustentações orais perante a tribuna do Supremo Tribunal Federal (STF), além de ter obtido recordes de arrecadação e de realização de acordos. Em 2018, recebeu o prêmio Innovare por seu trabalho em prol do acordo dos planos econômicos”.

Neste ano, foi eleita para compor a listra tríplice de indicados para o ocupar a vaga de de ministro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ela obteve 10 votos, enquanto Carlos Horbach e Sérgio Banhos, que já atuam como ministros substitutos no TSE, receberam sete votos cada.

Em abril, um procedimento foi aberto – e arquivado logo depois – pela Comissão de Ética da Presidência da República para avaliar se havia conflito em uma eventual indicação de Grace Mendonça ao TSE, uma vez que sua quarentena de seis meses após exercer o cargo durava até junho.

A ex-AGU, que foi a primeira mulher a ocupar o cargo, deve se dedicar à advocacia a partir de agora.

Relembre o perfil de Grace Mendonça nesta reportagem do JOTA.


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito