Jotinhas

Executivo

Bolsonaro exonera ministro de Minas e Energia e Adolfo Sachsida assume posto

Exoneração de Bento Albuquerque ocorre logo após reajuste de 8,87% feito pela Petrobras nos preços do diesel

ministro de Minas e Energia Adolfo Sachsida
Adolfo Sachsida, novo ministro de Minas e Energia / Crédito: Marcos Corrêa/PR

O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) exonerou Bento Albuquerque do cargo do ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira (11/5). O novo ocupante do Ministério de Minas e Energia é Adolfo Sachsida, que ocupava o cargo de assessor especial do ministro Paulo Guedes, na Economia. A informação foi publicada no Diário Oficial da União.

A mudança no comando do Ministério ocorre logo após o reajuste de 8,87% no preço do diesel feito pela Petrobras. Com o novo reajuste, o diesel acumula uma alta de 47% nas refinaria neste ano.

Doutor em Economia e advogado, Adolfo Sachsida foi professor da Universidade Católica de Brasília, onde foi diretor da graduação e do mestrado em economia. Também já foi professor de economia da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

A inflação, e consequentemente o preço dos combustíveis, será um dos temas cruciais nas eleições 2022. O presidente Jair Bolsonaro tem criticado a política de preços da Petrobras, que é guiada pelo mercado. Sachsida, considerado um liberal alinhado a Paulo Guedes, é um dos mais leais aliados de Jair Bolsonaro.