A partir de fevereiro

Delegado da PF é confirmado na chefia da segurança pública do DF após intervenção

Sandro Avelar foi secretário de Segurança do DF entre 2011 e 2014, no governo Agnelo Queiroz (PT)

Sandro Avelar
Sandro Avelar foi escolhido como secretário de Segurança do DF - Crédito: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
logo do jota pro poder, na cor azul royal

O delegado da Polícia Federal Sandro Avelar foi confirmado nesta quarta-feira (25/1) como novo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal. Participaram do anúncio a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), e o interventor federal na segurança do DF, Ricardo Cappelli.

O novo secretário deverá assumir o posto no dia 1º de fevereiro. Até 31 de janeiro, permanece a intervenção federal no DF.

Sandro Avelar foi secretário de Segurança do DF entre 2011 e 2014, no governo Agnelo Queiroz (PT). No governo Bolsonaro, em 2021, foi nomeado diretor-executivo da Polícia Federal, o segundo cargo na hierarquia da corporação.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou uma intervenção no Distrito Federal, na área da segurança pública, após os ataques golpistas no dia 8 de janeiro ao Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).

O objetivo da intervenção foi conter “graves comprometimento da ordem pública”. Em entrevista coletiva, Lula afirmou “que houve falta de segurança”, houve incompetência, má vontade ou má fé dos responsáveis pela segurança no Distrito Federal e que “todas as pessoas que fizeram isso serão encontradas e serão punidas”, inclusive os financiadores.

Um dia depois dos ataques, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi afastado do cargo pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pelo prazo de 90 dias. No último dia 20, o governador afastado foi alvo de mandado de busca e apreensão.