Eventos

Foz do Iguaçu

IACA realiza 9ª Conferência Internacional sobre gestão de tribunais em setembro

Evento, que acontece dos dias 16 a 19 de setembro em Foz do Iguaçu, discutirá a administração de tribunais pelo mundo

tribunais
Crédito: Cataratas do Iguaçu S.A. / Divulgação

Estão abertas as inscrições para a 9ª Conferência Internacional da Associação Internacional de Administração de Tribunais (IACA, em inglês). O evento, que acontece dos dias 16 a 19 de setembro no Hotel Bourbon Cataratas, em Foz do Iguaçu, no Paraná, discutirá os avanços da administração da Justiça pelo mundo.

A organização do evento espera profissionais de 35 países. A taxa para inscrição é de US$ 120 para membros da IACA e US$175 para não-membros.

Na segunda-feira (17/09), a conferência de abertura contatará com juízes que presidiram ou presidem Supremas Cortes, como ex-ministro Ayres Britto, o juiz Carlos Chinchilla Sandí, da Costa Rica, e a juíza Rosa Maria Virolés Piñol, da Espanha.

À tarde, haverá apresentações simultâneas diversas mostrando exemplos de gestão de tribunais pelo mundo. O professor Ingo Kelitz falará sobre a “instalação de tribunais e aplicação racional dos recursos: o exemplo dos tribunais de primeira instância da Ucrânia”; Steve Rosemboro falará sobre a transição digital nos tribunais; o juiz da Corte Suprema do Sudão, Sawsan Saeed Mohamed Ali, exporá sobre crimes transnacionais e o acesso à Justiça no país e o juiz Mokhtar El-Amin falará sobre as reformas judiciais.

Na terça-feira (18/9), pela manhã, o juiz Sérgio Moro fará uma palestra sobre a luta contra a corrupção no mundo globalizado. Depois, juízes de Singapura, Brasil e Argentina mostrarão novidades sobre a gestão dos tribunais locais.

Depois, o juiz José Igreja falará sobre a corrupção dentro dos sistemas judiciais. A especialista Georgia Harley falará sobre os 20 anos de experiência do Banco Mundial no combate à corrupção no setor público.

À tarde, juízes de países diversos sobre a administração judiciária e redução de atrasos nos países em desenvolvimento e sobre o uso de Big Data para garantir acesso à Justiça.

Na quarta-feira (19/9), a sessão plenária contará com apresentações do projeto PACED: Justiça Criminal e Rule of Law. Serão expostas experiências sobre o fomento ao Rule of Law em países como Timor Leste. Depois, haverá uma sessão plenária sobre resolução de conflitos online com Colin Rule, vice-presidente da Tyler Technologies.

As últimas palestras do dia trarão exemplos de recuperação de credibilidade do sistema de Justiça na Ucrânia, o processo de implementação de gestão eletrônica na Justiça de Ruanda e a transição do modelo manual para o digital na Arábia Saudita.

A programação completa pode ser vista no site oficial do programa.


Você leu 1 de 3 matérias a que tem direito no mês.

Login

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito