Eleições 2022

Wilson Lima x Eduardo Braga: os números dos candidatos a governador do Amazonas

Vaga de chefe do Executivo amazonense no segundo turno das eleições 2022 é disputada entre postulantes de União Brasil e MDB

candidatos a governador do Amazonas
Sede do governo do Amazonas / Crédito: Divulgação/SSP-AM

O cargo de chefe do Executivo amazonense será decidido no segundo turno das eleições de 2022, que está marcado para o dia 30 de outubro. Os candidatos a governador do Amazonas (AM) que avançaram para o segundo turno foram Eduardo Braga (MDB) e Wilson Lima (União Brasil).

O atual governador do estado, Wilson Lima, terminou o primeiro turno na liderança da disputa com 819.784 votos, o que equivale a 42,82% dos votos válidos. Já o candidato do MDB alcançou 401.817 votos, o que representa 20,99% dos votos.

Ficaram de fora da disputa os candidatos Amazonino Mendes, (Cidadania), Carol Braz (PDT), Henrique Oliveira (Podemos), Nair Blair (Agir),  Dr. Israel Tuyuka (PSOL), Ricardo Nicolau (Solidariedade).

As últimas pesquisas de intenção de voto para o segundo turno mostram que Lima está na frente do candidato do MDB.

Confira lista com os candidatos a governador do Amazonas (AM) no segundo turno das eleições 2022

Eduardo Braga (MDB)

Natural de Belém (PA) e formado em Engenharia Elétrica, Eduardo Braga é senador em segundo mandato e ex-governador do Amazonas. Braga iniciou a vida política como vereador de Manaus (AM) em 1983. Foi deputado estadual, entre 1987 e 1991, e deputado federal. Ocupou também o cargo de ministro de Minas e Energia no governo de Dilma Rousseff. Eduardo Braga é candidato ao governo do Amazonas (AM) em 2022 pelo MDB. O número na urna dele é 15.

Wilson Lima (União Brasil)

Wilson Lima é o atual governador do Amazonas (AM) e é candidato à reeleição. Jornalista de formação, se destacou ao apresentar o programa Alô Amazonas, em uma TV local. Em 2018, foi eleito governador do Amazonas (AM) pelo PSC, mas recentemente trocou de partido e se filiou ao União Brasil. Em setembro do ano passado se tornou réu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) por supostos crimes praticados no contexto do enfrentamento à pandemia da Covid-19, em 2020. O número na urna de Wilson Lima é 44.