Eleições 2022

Saiba quem são os candidatos a governador de Sergipe em 2022

Disputa pela cadeira no Palácio Governador Augusto Franco tem, até o momento, oito possíveis nomes

candidatos a governador Sergipe
Palácio Museu Olímpio Campos, localizado em Aracaju, Sergipe | Crédito: Marcos Rodrigues/Governo de Sergipe

A disputa para ocupar o Palácio Governador Augusto Franco pelos próximos quatro anos já conta com, ao menos, oito candidatos e pré-candidatos a governador de Sergipe (SE) nas eleições de 2022.

O atual governador do Sergipe (SE), Belivaldo Chagas (PSD), está em seu segundo mandato e não pode concorrer novamente. A aposta do partido para sucessão é o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), que deve ter como principais oponentes o ex-prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho (PL) e o senador Rogério Carvalho (PT).

Vale ressaltar que os candidatos ao governo de Sergipe (SE) podem ser indicados ou trocados pelos partidos até 5 de agosto, quando termina o prazo para a escolha dos representantes. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto junta à Justiça Eleitoral.

Confira lista com os candidatos a governador de Sergipe em 2022

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis

Valmir de Francisquinho (PL)

Valmir dos Santos Costa, popularmente conhecido como Valmir de Francisquinho, 53 anos, foi anunciado pelo PL como candidato a governador de Sergipe (SE) nas eleições 2022. Formado em Direito, foi vereador de Itabaiana por cinco mandatos e comandou a prefeitura da cidade duas vezes. Em junho, o TSE manteve a inelegibilidade de Valmir de Francisquinho, por abuso de poder político na eleição de 2014.

Elinos Sabino (PSTU)

Elinos Sabino, 58 anos, é servidor público federal e militante social. Natural de São Carlos (SP), Sabino é candidato a governador de Sergipe (SE) nas eleições 2022 pelo PSTU, partido do qual é fundador no estado. Atuou na luta dos trabalhadores rurais e da reforma agrária. Em 2016, foi candidato a vice-prefeito de Aracaju (SE) na chapa de Vera Lucia. Ele também já disputou os cargos de deputado estadual e federal.

Veja a lista com os pré-candidatos ao governo de Sergipe em 2022

Fábio Mitidieri (PSD)

Nascido em Aracaju, Fábio Mitidieri, 45 anos, é deputado federal e pré-candidato a governador de Sergipe (SE) nas eleições 2022 pelo PSD. Ele é a aposta do partido para a sucessão do atual governador, Belivaldo Chagas, que já está em seu segundo mandato. Mitidieri é formado em Administração e foi eleito vereador da capital sergipana em 2008. Assumiu a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Aracaju em 2011 e atuou também como secretário de estado do Trabalho de Sergipe.

Rogério Carvalho (PT)

Formado em Medicina com mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, Rogério Carvalho, 53 anos, é senador. Natural de Aracaju (SE), Carvalho começou a carreira política no movimento estudantil durante a graduação. Foi eleito deputado estadual em 2006 e deputado federal em 2010. Assumiu a Secretaria de Saúde do Sergipe (SE) durante a gestão de Marcelo Déda. Em 2014, disputou foi candidato ao Senado por Sergipe, mas não se elegeu. Concorreu novamente em 2018 e conseguiu o cargo. Ganhou destaque no ano passado, durante a CPI da Pandemia no Senado. Agora, Rogério Carvalho é pré-candidato ao governo de Sergipe (SE) em 2022 pelo PT.

Alessandro Vieira (PSDB)

Natural de Passo Fundo (RS), Alessandro Vieira, 47 anos,  é senador e ex-delegado da Polícia Civil. Formado em Direito, Vieira foi chefe da Polícia Civil de Sergipe até abril de 2017. No ano seguinte, se candidatou a senador pela Rede Sustentabilidade e se elegeu. Também se destacou na CPI da Pandemia no Senado. Atualmente, ele é pré-candidato ao governo do Sergipe (SE) em 2022 pelo PSDB. Vieira chegou a anunciar sua pré-candidatura à Presidência pelo Cidadania, mas desistiu e trocou de partido.

Antônio Cláudio Neves (Democracia Cristã)

Especialista em geriatria e gerontologia, Antônio Cláudio Neves é pré-candidato a governador de Sergipe (SE) nas eleições 2022 pelo Democracia Cristã, partido ao qual é filiado desde 2021. O médico já atuou como secretário municipal de Saúde de Itabaiana (SE) e é presidente da Associação dos Amigos dos Idosos do Brasil e diretor do Instituto de Atenção à Longevidade.

João Fontes (PTB)

João Fontes, 64 anos, é ex-deputado federal e atual presidente do PTB em Sergipe (SE). Natural de Aracaju (SE) e formado em Direito, Fontes foi diretor da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, no governo de Augusto Franco, e presidente da Empresa Energética de Sergipe (Energipe). Em 2006, foi candidato ao governo de Sergipe (SE) pelo PDT, mas não se elegeu. Agora João Fontes é pré-candidato a governador do Sergipe (SE) nas eleições 2022 pelo PTB.

Niully Campos (PSOL)

Formada em Direito, Niully Campos, 34 anos, é professora universitária e advogada criminalista. Nascida em Capela (SE), Campos é militante dos direitos das mulheres e iniciou a trajetória política como candidata a vereadora de Aracaju (SE) em 2016, porém não obteve sucesso. Nas eleições de 2018, foi candidata a deputada estadual pelo PSB. Agora, filiada ao PSOL, é pré-candidata a governadora de Sergipe (SE) em 2022.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis