Eleições 2022

Disputa pelo Senado está acirrada em ao menos 12 estados

Como a decisão será no 1º turno, sem possibilidade de um 2º, esquerda e direita se engajam em movimentos por voto útil

Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Há poucos dias das eleições 2022, pelo menos 12 estados posueem candidatos ao Senado empatados tecnicamente nas pesquisas. No Distrito Federal, Damares Alves e Flávia Arruda aparecem nas pesquisas com a mesma intenção de votos, 28%. Já no Paraná, a disputa sofreu reviravoltas após Sérgio Moro declarar apoio à Jair Bolsonaro e se tornar o pioneiro nas pesquisas. Os resultados da jornada eleitoral poderão ser acompanhados na cobertura Ao Vivo que o JOTA neste domingo.

Convém lembrar que a vaga de senador é decidida no 1º turno e não será votada caso ocorra um 2º turno. Dessa forma, tanto a esquerda como a direita já estão fazendo movimentos de voto útil para evitar que rivais consigam ganhar. Confira os estados em que a disputa ao Senado está mais acirrada.

Distrito Federal

Em 13 de setembro, a ex-ministra Flávia Arruda (PL) e a ex-ministra Damares Alves (Republicanos) empataram tecnicamente, pela margem de erro, segundo pesquisa Real Time Big Data. As candidatas são apoiadas por Jair Bolsonaro e pela primeira-dama Michelle Bolsonaro, respectivamente. No cenário estimulado, Arruda aparece com 28% e Alves com 22%.

Na pesquisa do Instituto Ideia, divulgada no dia 19/9, Arruda aparecia na frente com 30% das intenções de voto e Alves com 18%. As duas voltaram a empatar, com 28% das intenções, na pesquisa Ipec divulgada na última terça-feira (27/9). Nas redes sociais, eleitores de esquerda estão pregando voto útil em Arruda por entenderem que seria um “mal menor”.

Paraná

A pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, no dia 6/9, mostrava o senador Álvaro Dias (Podemos-PR) liderando a disputa ao Senado com 31,7% das intenções de votos. Ele era seguido por Sérgio Moro (União-PR) com 27,2% das intenções.

Porém, o cenário mudou na pesquisa também do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quinta-feira (29/9). Após declarar apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), Moro passou a ter 29% das intenções de voto, enquanto Dias tem 27%. Assim como no DF, eleitores de esquerda também já estão pedindo voto em Dias para retirar Moro do páreo.

Rio Grande do Sul

A pesquisa do Real Time BigData, divulgada na última sexta-feira (23/9), mostra Hamilton Mourão (Republicanos) e Olívio Dutra (PT) empatados com 28% das intenções de voto. Em 3º lugar, Ana Amélia (PSD) tem 25% das intenções.

Já na pesquisa Ipec, da última segunda-feira (26/9), Dutra tem 30% das intenções, seguido por Amélia com 24% e Mourão com 21%. Amélia e Mourão estão tecnicamente empatados pela margem de erro. A comandante Nádia (PP), que aparece em 4º lugar, com 3% das intenções, renunciou nesta quinta-feira (29/9) e declarou apoio à Mourão, como forma de barrar as pretensões de Dutra.

São Paulo

Na última pesquisa Datafolha sobre o cenário para o Senado em São Paulo, divulgada na última quinta-feira (22/9), o ex-governador Márcio França (PSB) liderava as intenções de voto com 31%. Porém, Marcos Pontes (PL) subiu de 15% para 19% das intenções de voto.

Já na pesquisa da Quaest, divulgada nesta segunda-feira (26/9), os dois candidatos aparecem com um empate técnico dentro da margem de erro. No cenário estimulado, França tem 26% das intenções e Pontes tem 25%.

Na Pesquisa Ipec, divulgada nesta quarta-feira (28/9), França tem 30% e Pontes 19% no cenário estimulado. Em todas as pesquisas Janaina Paschoal (PRTB) aparece em 3º lugar com 5% das intenções de voto e é seguida por Edson Aparecido (MDB) e Aldo Rebelo (PDT).

Espírito Santo

No estado, a senadora Rose de Freitas (MDB) e o ex-senador Magno Malta (PL) estão empatados tecnicamente. A pesquisa Ipec, divulgada na última quinta-feira (22/9), mostra Freitas com 31% e Malta com 27% das intenções. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.

Minas Gerais

Na última quinta-feira (22/9), a pesquisa do Datafolha para o Senado em Minas Gerais mostrava Cleitinho Azevedo (PSC) com 20% das intenções de voto. Alexandre Silveira (PSD), que tenta a reeleição, estava com 13%.

Na pesquisa Quaest, da última segunda-feira (26/9), Azevedo tinha 24% das intenções e Silveira tinha 15%. Empatado tecnicamente com Silveira, Marcelo Aro (PP) tinha 11% das intenções de voto. Na última terça-feira (27/9), Azevedo e Silveira empataram tecnicamente com 23% e 21%, respectivamente, das intenções de voto.

Pará

Segundo a pesquisa Ipec, divulgada dia 3/9, Mário Couto (PL) tinha 15% das intenções de voto, seguido por Beto Faro (PT) com 12%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais nessa pesquisa, os dois estavam empatados tecnicamente.

Já a pesquisa Ipec do dia 23/9 mostra os dois candidatos empatados com 20% das intenções de voto. Em seguida aparecem Flexa Ribeiro (PP) e Pioneiro (PSDB) com 10% das intenções.

Paraíba

No estado da Paraíba a disputa pela vaga do Senado está entre Ricardo Coutinho (PT) e Efraim Filho (União Brasil). Segundo pesquisa Ipec da última quinta-feira (22/9), Coutinho tem 27% e Filho tem 25% das intenções de voto. Com a margem de erro de três pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.

Piauí

No estado, a vaga para o Senado está entre Wellington Dias (PT), ex-governador, e Joel Rodrigues (PP), ex-deputado estadual. Segundo a pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta quarta-feira (28/9), Dias tem 42% das intenções de voto e Rodrigues tem 39%. Com a margem de erro de três pontos percentuais, os dois estão empatados tecnicamente.

Rio Grande do Norte

Segundo pesquisa Ipec, divulgada no dia 9/9, Carlos Eduardo (PDT) está numericamente na liderança da disputa pelo Senado no Rio Grande do Norte, com 27% das intenções. Rogério Marinho (PL) tem 21% das intenções de voto. Considerando a margem de erro de três pontos percentuais, os dois estão empatados tecnicamente.

Sergipe

No estado, a disputa pelo Senado está entre Valadares Filho (PSB) e Danielle Garcia (Podemos). Na pesquisa Ipec da última quinta-feira (22/9), Filho tem 23% e Garcia 20% das intenções de voto e estão empatados tecnicamente. Na pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta quarta-feira (28/9), Filho aparece com 24% e Garcia com 21% das intenções.

Tocantins

A disputa pela vaga do Senado de Tocantins está entre a Professora Dorinha (União) e Kátia (PP). Segundo pesquisa Ipec, divulgada no dia 19/9, Dorinha tem 26% e Kátia tem 20% das intenções de voto. Com a margem de erro de três pontos percentuais, as duas estão tecnicamente empatadas.

Sair da versão mobile