Justiça Eleitoral

Com campanha do TSE e de artistas, 854 mil jovens já tiraram título de eleitor em 2022

Marca indica quebra da tendência registrada na última década de queda dos números de eleitores nessa faixa etária

título de eleitor de empregado
O título de eleitor digital (e-Título) - Crédito: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Até o último dia 21 de março, 854.685 jovens de 15 a 18 anos já haviam solicitado a emissão do primeiro título de eleitor, conforme dados reportados nesta terça-feira (29) pelo Tribunal Superior de Eleitoral (TSE). O número é quase dois terços do total inscrito em 2020. Quase 100 mil inscrições ocorreram entre os dias 14 e 18 de março, quando a Corte fez uma campanha e quando famosos também se mobilizaram para incentivar os adolescentes a fazerem o alistamento eleitoral.

Segundo a Corte, a marca indica uma quebra da tendência registrada na última década de contração dos números de eleitores dessa faixa etária. O maior contingente veio do estado de São Paulo, onde 185.354 jovens pediram a emissão do primeiro título de eleitor. Minas Gerais (82.292) e Rio de Janeiro (62.187) aparecem em seguida. Os índices são maiores entre a população feminina e de 18 anos.

O aumento ocorre após companha da Justiça Eleitoral e de influenciadores para incentivar menores de 18 anos — faixa de idade na qual o voto ainda é facultativo — a tirar o documento.

Em 16 de março, um movimento no Twitter organizado pelo TSE contou com a adesão de milhares de usuários e atingiu mais de 88 milhões de pessoas num único dia. Durante a Semana do Jovem Eleitor, promovida pelo tribunal entre 14 e 18 de março deste ano, foram emitidos 96.425 novos títulos em todo o Brasil e no exterior para jovens com 15 a 18 anos.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.

A campanha recebeu impulso da ex-BBB Juliette, da cantora Anitta e, inclusive, do ator estadunidense Mark Ruffalo, que republicou um tuíte da artista. O prazo para tirar o título de eleitor termina no próximo dia 4 de maio.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.

Sair da versão mobile