Eleições 2022

Tarcísio x Haddad: os perfis e os números dos candidatos a governador de SP

Postulantes do Republicanos e do PT se enfrentam no segundo turno das eleições 2022 para ocupar o Palácio dos Bandeirantes

candidatos a governador sp
Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de SP | Crédito: Governo do Estado de São Paulo

O comando do Palácio dos Bandeirantes será decidido no segundo turno das eleições de 2022, que está marcado para o dia 30 de outubro e terá cobertura ao vivo pela equipe do JOTA. Os candidatos a governador de São Paulo (SP) que avançaram para o segundo turno foram Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT). A cobertura ao vivo da jornada eleitoral começará às 12h deste domingo.

Com 42,32% dos votos válidos, o postulante do Republicanos ficou em primeiro lugar após a apuração dos resultados do primeiro turno. Já o ex-prefeito da cidade de São Paulo obteve 35,70% dos votos.

O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), terminou o primeiro turno na terceira colocação, com 18,40% dos votos válidos.

A derrota nas urnas marca o fim de uma era, será a primeira vez em 28 anos que o PSDB e seus aliados não estarão no comando do estado mais rico do país. Garcia anunciou “apoio incondicional” a Tarcísio e Bolsonaro no segundo turno.

Também ficam de fora da disputa os candidatos Altino (PSTU), Antonio Jorge (DC), Carol Vigliar (UP), Edson Dorta (PCO), Elvis Cezar (PDT), Gabriel Colombo (PCB) e Vinicius Poit (Novo).

Acompanhe as principais notícias e análises do 2º turno

 

 

Confira a lista dos candidatos a governador de SP no segundo turno das eleições 2022

Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Apadrinhado pelo presidente Jair Bolsonaro, o Engenheiro civil e militar da reserva Tarcísio de Freitas, 47 anos, era ministro de Infraestrutura de Bolsonaro e deixou o cargo para ser candidato a governador de São Paulo (SP) em 2022 pelo Republicanos. Natural do Rio de Janeiro, Freitas foi diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no governo Dilma Rousseff. Durante esse período, foi responsável pelo programa de privatizações, concessões e desestatizações. É conhecido por apoiadores do presidente como “Tarcísão do Asfalto”. O número de Tarcísio de Freitas na urna é 10.

Fernando Haddad (PT)

Fernando Haddad tem 59 anos, é professor de Ciência Política na USP e político filiado ao PT. Nascido na capital paulista, Haddad foi ministro da Educação no governo Lula, e, em 2012, foi eleito prefeito da cidade de São Paulo (SP).

Haddad disputou as eleições presidenciais em 2018, mas perdeu no segundo turno para Jair Bolsonaro (PL), e agora é candidato a governador por São Paulo (SP) em 2022. O número de Haddad na urna é 13.