Eleições 2022

Saiba quem são os pré-candidatos ao Senado por Rondônia em 2022

Ao menos nove postulantes estão cotados para disputar a vaga de senador no pleito desse ano

candidatos ao senado por Rondônia
Plenário do Senado / Crédito: Geraldo Magela/Agência Senado/Flickr

Em outubro, os eleitores de Rondônia vão escolher quem vai substituir o senador Acir Gurgacz (PDT) no Senado Federal. Para disputar as eleições de 2022, os  candidatos devem ter os nomes registrados pelos partidos até dia 15 de agosto junto à Justiça Eleitoral.

O senador Gurgacz, cujo mandato termina em dezembro, planeja disputar a reeleição, mas pode não conseguir, pois foi condenado em 2018 pelo STF,  por desvio de finalidade na aplicação de financiamento obtido em instituição financeira oficial (artigo 20 da Lei 7.492/1986). O pedido de revisão criminal, solicitado por seus advogados no Supremo, ainda não foi pautado.

No estado, dois nomes buscam o apoio do presidente Jair Bolsonaro: o empresário do agronegócio Jayme Bagatolli (PL) e a deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos).

Outros nomes ligados a partidos mais à direita também se colocaram como pré-candidatos, como o ex-senador Expedito Júnior (PSD), Jaqueline Cassol (PP) e Josinelio Muniz (Brasil 35). Já pela esquerda, as possíveis candidaturas são de Mauro Nazif (PSB) e Ramon Cajuí (PT).

Confira a lista com os possíveis candidatos ao Senado por Rondônia nas eleições de 2022

Acir Gurgacz (PDT)

Natural de Cascavel (PR), Acir Gurgacz, 60 anos, é senador em segundo mandato. Antes de ingressar na política, Gurgacz atuou em empresas de sua família no ramo de transporte rodoviário e comunicações. Em 2000, se candidatou a prefeito de Ji-Paraná e foi eleito. Em 2002, se licenciou do cargo para disputar o governo de Rondônia, mas não conseguiu votos suficientes. Disputou uma vaga no Senado em 2006, obtendo uma suplência. Ele tomou posse da vaga em setembro de 2009, após a cassação do mandato de Expedito Júnior. Nas eleições de 2014, foi reeleito e agora tenta ser candidato ao Senado por Rondônia (RO) novamente. Porém, devido a uma condenação, pode ter sua candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa.

Daniel Pereira (Solidariedade)

Natural de Campo Mourão (PR), Daniel Pereira, 56 anos, é advogado e ex-governador de Rondônia. Pereira começou sua trajetória política como deputado estadual. Foi fundador do Sintero, o Sindicato da Educação de Rondônia. Nas eleições de 2014, foi eleito vice-governador do estado na chapa de Confúcio Moura. Após a renúncia de Moura, em maio de 2018 assumiu o governo de Rondônia até o final daquele aon. Agora, é pré-candidato ao Senado por Rondônia (RO) nas eleições 2022.

Expedito Junior (PSD)

Expedito Junior, 59 anos, é ex-senador e professor do ensino fundamental. Natural de Guararape (SP), foi vereador do município de Rolim de Moura (RO), deputado federal por três mandatos. Em 2002, disputou uma vaga no Senado pelo PSDB, porém não obteve votos suficientes. Já no pleito de 2006 se candidatou novamente ao cargo de Senador, agora pelo PPS, e foi eleito. Porém, em 2009, foi afastado do cargo pelo STF devido a acusações de compra de votos e abuso do poder. Disputou o governo do estado nas eleições de 2014 e 2018, mas não se elegeu. Expedito Júnior será candidato a senador por Rondônia (RO) em 2022 e conta com o apoio do pré-candidato ao governo Marcos Rogério (PL).

Mariana Carvalho (Republicanos)

Mariana Carvalho, 35 anos, é médica e deputada federal por Rondônia. Carvalho nasceu na cidade de São Paulo, mas cresceu em Porto Velho. Formou-se em Direito e Medicina e, em 2008, disputou uma vaga como vereadora de sua cidade natal e foi eleita. Nas eleições de 2014, conquistou o cargo de deputada federal pelo PSDB e foi reeleita em 2018. Ela foi vice-líder do PSDB na Câmara. Recentemente, se desfiliou do PSDB e migrou para o Republicanos. Mariana Carvalho deve ser candidata ao Senado por Rondônia (RO) nas eleições de 2022.

Mauro Nazif (PSB)

Mauro Nazif, 63 anos, é médico e deputado federal em terceiro mandato. Nascido em Barra do Piraí (RJ), Nazif começou a carreira política como vereador de Porto Velho. Em 1992, foi eleito deputado estadual e permaneceu no cargo até 2003. Em 2006, foi eleito deputado federal, sendo reeleito em 2010. Nas eleições de 2012, Nazif foi candidato a prefeito de Porto Velho e venceu a disputa, ocupando o cargo até 2016. Já em 2018, concorreu a deputado federal pelo PSB e foi eleito. Mauro Nazif pode ser candidato ao Senado por Rondônia (RO) em 2022.

Ramon Cajuí (PT)

Formado em História e em Direito, Ramon Cajuí atuou como servidor da Justiça Eleitoral entre 1996 e 2016. Natural de Porto Velho (RO), Cajuí estreou na política em 2018, quando foi candidato a deputado federal pelo PT. Em 2020, disputou a prefeitura de Porto Velho, mas não conseguiu votos suficientes para ir ao segundo turno. Agora Ramon Cajuí deve ser candidato a senador por Rondônia (RO) nas eleições 2022.

Jaqueline Cassol (PP)

Nascida em São Miguel do Oeste (SC), Jaqueline é advogada com pós-graduação em Direito Público e Penal. Cassol foi assessora jurídica no Ministério Público do Estado de Rondônia e diretora geral do Detran-RO. Em 2014, ingressou na política como candidata a governadora do estado, porém não venceu o pleito. Atualmente, é presidente do PP no estado e pré-candidata ao Senado por Rondônia (RO) nas eleições de outubro.

Josinelio Muniz (Brasil 35)

Formado em Direito e pós-graduado em docência superior, Josinelio Muniz, 45 anos, é advogado e pastor. Conhecido por ser apoiador de Bolsonaro, foi candidato a vice-prefeito de Porto Velho na eleição de 2020, mas não se elegeu. Muniz foi anunciado pelo presidente estadual do Brasil 35 como pré-candidato a senador por Rondônia (R) em 2022.

Jayme Bagatolli (PL)

Jayme Bagatolli, 61 anos, é empresário do agronegócio. Nascido em Presidente Getulio (SC), Bagatolli vive no município de Vilhena (RO). Em 2018, disputou uma vaga no Senado e ficou em terceiro lugar. Agora, filiado ao PL, partido do presidente, pretende concorrer novamente como candidato ao Senado por Rondônia no pleito de outubro.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.

Sair da versão mobile