Eleições

Confira quem são os candidatos ao Senado por Pernambuco em 2022

Duas candidaturas já foram confirmadas pelos partidos; nomes podem ser lançados até 5 de agosto

candidatos senado pernambuco
Fachada do Congresso Nacional / Crédito: Roque de Sá/Agência Senado

As convenções partidárias começaram a ser realizadas no dia 20 de julho e alguns partidos já divulgaram os nomes dos candidatos que irão concorrer ao Senado por Pernambuco (PE) nas eleições de 2022.

A vaga que estará na disputa nesse pleito é a do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que já afirmou que não deve mais concorrer a cargos eletivos. Com isso,  o caminho está aberto para os demais candidatos a senador por Pernambuco (PE).

As legendas podem anunciar ou trocar os candidatos ao Senado por Pernambuco (PE)  até dia 5 de agosto. O registro das candidaturas deve ser feito até dia 15 de agosto na Justiça Eleitoral.

Confira lista dos candidatos ao Senado por Pernambuco (PE) em 2022

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis

Dayse Medeiros (PSTU)

Dayse Medeiros, 36 anos, é funcionária pública da Secretaria Estadual de Saúde e da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Nascida em Carnaíba (PE), tem ensino técnico e graduação em Enfermagem. Começou a militância em 2013, contra um projeto que pretendia remover moradores da comunidade em que mora, em Barra de Jangada. Nas eleições de 2018, foi candidata a vereadora em Jaboatão dos Guararapes (PE), mas não se elegeu. Agora, foi oficializada pelo PSTU como candidata ao Senado por Pernambuco (PE) nas eleições de 2022.

Teio Ramos (PMB)

Daniel de Paulo Ramos (PMB), conhecido como Teio Ramos, tem 45 anos e é empresário do ramo da construção civil e suplente de vereador em Olinda (PE). Nascido no Recife (PE), Ramos está cursando Administração e foi candidato a vereador nas eleições de 2020. O PMB oficializou Teio Ramos como candidato ao senador por Pernambuco (PE) em 2022 em convenção na última sexta-feira (22/7).

Veja lista de pré-candidatos a senador por Pernambuco (PE) em 2022

André de Paula (PSD)

André de Paula nasceu em Recife (PE) e tem 60 anos. Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele fez carreira como advogado. Começou na política em 1988, quando se elegeu vereador pelo Recife (PE). Na eleição seguinte, chegou à Assembleia Legislativa, onde foi deputado estadual por dois mandatos. Em 1998, foi eleito para o primeiro dos seis mandatos como deputado federal, cargo que ocupa até hoje. O parlamentar chegou a se licenciar para exercer o cargo de secretário de Produção Rural e Reforma Agrária do estado. Também chefiou a secretaria das Cidades em quatro governos diferentes. Agora André de Paula deve ser candidato ao Senado por Pernambuco (PE) nas eleições 2022.

Gilson Machado (PL)

Gilson Machado nasceu no Recife (PE), é veterinário, empresário, produtor rural e músico. Construiu carreira no setor de turismo como proprietário de uma pousada em Alagoas. No setor público, foi diretor-presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e secretário nacional de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente. Em março, o JOTA revelou que Gilson Machado foi um dos agraciados com um relógio de luxo depois da viagem da comitiva presidencial ao Qatar. Para ser candidato a senador por Pernambuco (PE) nas eleições 2022, Gilson Machado deixou o Ministério do Turismo e trocou o PSC pelo PL de Jair Bolsonaro.

Teresa Leitão (PT)

Teresa Leitão, 70 anos, é nascida na capital de Pernambuco, Recife. Formada em pedagogia, Leitão é professora aposentada da rede pública de ensino, em que começou a carreira em 1975. Em 1993, chegou à presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). Em 2018, ela foi eleita para o 5º mandato consecutivo como deputada estadual com 31.530 votos. Atualmente, Teresa Leitão é líder do PT na Assembleia Legislativa e deve ser candidata ao Senado por Pernambuco (PE) nas eleições 2022.

Eugênia Lima (PSOL)

Nascida na capital pernambucana, Eugênia Lima tem 38 anos, é graduada em Direito e mestre em Planejamento Urbano. Está engajada com a militância política desde os 16 anos. Ela se lançou candidata pela primeira vez em 2016, mas não se elegeu vereadora. Ao completar 35 anos em 2018, idade mínima, tentou uma vaga no Senado. Agora, novamente, Eugênia Lima deve ser candidata a senadora por Pernambuco (PE) em 2022.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis