Eleições 2022

Confira quem são os candidatos a senador por Mato Grosso em 2022

Sete candidaturas estão na corrida pela vaga que atualmente é ocupada pelo senador Wellington Fagundes (PL)

candidatos senador mato grosso 2022
Bandeira do estado de Mato Grosso na bancada do Senado / Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Em Mato Grosso, sete candidatos a senador concorrem à única vaga em disputa nas eleições de 2022. No próximo domingo (2/10), os eleitores mato-grossenses vão escolher quem deve ocupar a cadeira do senador Wellington Fagundes (PL), cujo mandato se encerra em dezembro.

Fagundes é candidato à reeleição e tem entre seus principais adversários, segundo as pesquisas de intenção de voto, Neri Geller (PP) e Antônio Galvan (PTB). O candidato do PL lidera as pesquisas até o momento.

O candidato eleito para o Senado terá um mandato de oito anos, que se inicia em 2023 e vai até 2030.

Confira lista com os candidatos a senador por Mato Grosso (MT) em 2022

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar! 

Antônio Galvan (PTB)

Antônio Galvan nasceu em Sananduva (RS) e é formado em contabilidade. Galvan, que é produtor rural, também preside a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Brasil (Aprosoja Brasil) desde o ano passado. Já liderou a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). Em março, ele se filiou ao PTB e é candidato a senador por Mato Grosso (MT) nas eleições 2022.

Dr. Jorge Yanai (DC)

Jorge Yoshiaki Yanai tem 74 anos e é médico. Nascido na cidade de Bandeirantes (PR), é formado em Medicina com especialização em Ginecologia e Obstetrícia. É  dono do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, localizado em Sinop (MT). Em 1990 foi eleito deputado estadual. Ele disputou o Senado por Mato Grosso em 2010, mas não se elegeu.  Em 2014, filiado ao PMDB (atual MDB), foi eleito como suplente para o senado. Dr. Jorge Yanai agora é candidato a senador por Mato Grosso (MT) em 2022 pelo Democracia Cristã.

Feliciano Azuaga (Novo)

Nascido em Campo Grande (MS), Feliciano Azuaga, 41 anos, é professor universitário e ex-diretor de Inovação Tecnológica na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Formado em economia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tem mestrado em economia industrial e inovação e doutorado em economia. É membro do conselho gestor do Parque Tecnológico Mato Grosso e da comunidade de inovação HUBNORTE. Na política, foi candidato pela primeira vez em 2018, quando concorreu a deputado federal pelo Novo, mas não obteve sucesso. Agora Feliciano Azuaga é candidato a senador por Mato Grosso (MT) nas eleições 2022.

José Roberto (PSOL)

Nascido em Paranaíba (MS), José Roberto, 60 anos, é professor do ensino médio na rede pública estadual de Mato Grosso (MT). Formado em Direito e Filosofia, é presidente do PSOL no estado e já concorreu aos cargos de vice-governador em 2010, vice-prefeito de Cuiabá em 2012 e 2016 e ao governo do estado em 2014, mas nunca venceu um pleito. José Roberto agora é candidato a senador por Mato Grosso (MT) nas eleições 2022.

Kássio Coelho (Patriota)

Kássio Eduardo Coelho, 41 anos, é vereador de Cuiabá (MT), onde preside a Comissão de Transportes e Urbanismo e Meio Ambiente e Defesa dos Direitos dos Animais. Nascido em Arapongas (MT), antes de ser político trabalhou como mestre-de-obras. Disputou sua primeira eleição em 2018, como candidato a deputado federal pelo Podemos, mas não se elegeu. No pleito de 2020, conseguiu ser eleito vereador pelo Patriota. Agora Kássio Coelho é candidato a senador por Mato Grosso (MT) nas eleições de 2022.

Neri Geller (PP)

Neri Geller, 53 anos, é gaúcho de Selbach e trabalhou como agricultor e empresário. Em 1996, venceu a disputa eleitoral para vereador por Lucas do Rio Verde (MT). Em 2007, chegou à Câmara dos Deputados como suplente. Depois, em 2011, ainda na suplência, cumpriu o mandato durante toda a legislatura. Em 2018, foi eleito como deputado federal. Também foi ministro da Agricultura no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Agora Neri Geller é candidato a senador por Mato Grosso (MT) nas eleições 2022.

Wellington Fagundes (PL)

Wellington Fagundes, 65 anos, é natural de Rondonópolis (MT). Ele é graduado em Veterinária, tem pós-graduação em Ciência Política, e atuou nas duas especialidades. Está há 32 anos no Congresso Nacional: antes de ser eleito senador em 2014, foi deputado federal por seis mandatos consecutivos (1990 a 2014). Wellington Fagundes é candidato a senador por Mato Grosso (MT) nas eleições 2022.

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar!