Eleições

Veja quem são os candidatos a senador por Goiás em 2022

Nove postulantes disputam a vaga no Senado Federal pelo estado goiano em outubro

candidatos a senador Goiás 2022
Planário do Senado Federal / Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado

Nas eleições de 2022, nove nomes são candidatos a senador por Goiás (GO). Os eleitores goianos irão escolher o substituto do senador Luiz do Carmo (PSC), que deixa a cadeira em dezembro.

De acordo com as últimas pesquisas de intenção de voto, quem lidera a corrida é o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), seguido pelo delegado Wadir (União Brasil) e por João Campos (Republicanos).

O primeiro turno da disputa irá ocorrer no dia 2 de outubro e o segundo, caso necessário para as eleições de cargos no Executivo, está marcado para dia 30 do mesmo mês.

Confira lista dos candidatos a senador por Goiás nas eleições de 2022

Quiz do Nosso Papo Reto pretende incentivar o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique aqui para jogar! 

Alexandre Baldy (PP)

Alexandre Baldy tem 42 anos e nasceu na capital goiana, onde se formou em Direito, atuou como empresário e militou em organizações ligadas ao setor produtivo. Em 2011, assumiu a Secretaria de Indústria e Comércio durante o governo de Marconi Perillo. Após essa experiência, se elegeu deputado federal pelo PSDB em 2014. Dois anos depois, trocou o PSDB pelo então PTN, do qual também saiu em 2017, quando foi chefiar o Ministério das Cidades no governo de Michel Temer. Em 2019, foi secretário de Transportes em São Paulo, na gestão de João Doria. Agora Alexandre Baldy é candidato a senador por Goiás (GO) nas eleições 2022.

Delegado Waldir (União Brasil)

Waldir Soares de Oliveira, o Delegado Waldir, tem 59 anos e é natural de Jacarezinho (PR). Formado em Direito, fez carreira como delegado a partir dos anos 2000 em cidades do entorno do Distrito Federal e em Goiânia (GO). No começo da vida política, em 2011, ficou 5 meses no cargo de deputado federal, como suplente. Três anos depois, foi eleito como titular na Câmara dos Deputados pelo Paraná. No pleito seguinte, em 2018, se elegeu pelo PSL, então partido de Bolsonaro. Agora é candidato a senador por Goiás (GO) nas eleições 2022.

Denise Carvalho (PCdoB)

Nascida na cidade de São Paulo, Denise Aparecida Carvalho, 59 anos, é ex-vereadora e ex-deputada estadual por Goiás. Ingressou na política no movimento estudantil e foi coordenadora regional da União da Juventude Socialista. Filiada ao PCdoB, foi eleita vereadora em Goiânia (GO) em 1988 e deputada estadual por Goiás (GO) por três mandatos consecutivos a partir de 1990. Carvalho foi Secretária Estadual de Ciência e Tecnologia de 2003 a 2005, além disso, foi secretária estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial. Agora é candidata a senadora por Goiás (GO) nas eleições 2022.

João Campos (Republicanos)

Natural de Peixe (TO), João Campos, 59 anos, formado em Direito, foi delegado de polícia em Aparecida de Goiânia, e secretário de Segurança de Goiás antes de se voltar para a carreira política, em 2003. Naquele ano, foi eleito deputado federal, cargo para o qual foi reeleito cinco vezes, primeiro pelo PSDB, e depois pelo PRB, antes de a sigla mudar de nome para Republicanos. Pastor, Campos integrou a Frente Parlamentar Evangélica. Agora João Campos é candidato a senador por Goiás (GO) nas eleições de 2022.

Leonardo Rizzo (Novo)

Leonardo Rizzo é natural da Cidade de Goiás (GO). Formado em Ciências Econômicas, trabalhou como corretor de imóveis até abrir a própria empresa. Também foi presidente do time de futebol Vila Nova. Para ser candidato a senador por Goiás (GO) em 2022 pelo Novo, Rizzo teve de se submeter a um processo seletivo do partido.

Manu Jacob (PSOL)

Hemanuelle Di Lara Siqueira Jacob, conhecida como Manu Jacob, 36 anos, é professora da rede pública estadual e nasceu em Ceres (GO). Além disso, é comentarista na Rádio Bandeirantes e Rádio Sucesso. No pleito de 2020, Manu Jacob concorreu ao cargo de prefeita, mas não se elegeu. Atualmente, é dirigente regional do PSOL e é a candidata a senadora por Goiás (GO) nas eleições de 2022.

Marconi Perillo (PSDB)

Marconi Perillo Junior tem 59 anos e é empresário e ex-governador de Goiás. Nascido em Palmeiras de Goiás (GO), começou sua carreira política no PSDB e foi presidente do PSDB Jovem entre 1985 e 1989. Em 1990, foi eleito deputado estadual por Goiás. No pleito de 1994,  conquistou uma vaga como deputado federal. Em 1998, foi eleito governador do estado pelo PSDB, sendo reeleito em 2002. Perillo se elegeu senador nas eleições de 2006 e durante o mandato foi vice-presidente do Senado. Nas eleições de 2010, disputou o governo de Goiás novamente e foi eleito. A reeleição veio em 2014. Agora Marconi Perillo é candidato ao Senado por Goiás (GO) nas eleições de 2022.

Vilmar Rocha (PSD)

Formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Vilmar da Silva Rocha tem 71 anos e é professor universitário, advogado e ex-deputado federal. Nascido em Niquelândia (GO), Rocha foi eleito deputado estadual em 1983 e 1988. Em 1990, disputou as eleições como candidato a deputado federal e ficou como suplente, assumindo a vaga em 1993. Foi reeleito em 1994, 1998 e 2002. Além disso, assumiu a secretaria de estado da Casa Civil no governo de Marconi Perillo em 2011. Em 2014, foi candidato ao Senado, mas não foi eleito. Entre 2015 e 2018, assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos de Goiás. Agora Vilmar Rocha é candidato ao Senado por Goiás (GO) nas eleições 2022 pelo PSD.

Wilder Morais (PL)

Wilder Morais tem 53 anos e é oriundo do município de Taquaral (GO). Ele se mudou para Goiânia (GO) para estudar e lá se formou em Engenharia Civil. Em 2007, abriu uma construtora e atuou como empresário do setor. Três anos depois, concorreu ao Senado como suplente na chapa de Demóstenes Torres, à época, no DEM. Em 2011, Morais chefiou a Secretaria de Estado de Infraestrutura na gestão de Marconi Perillo. No ano seguinte, assumiu a cadeira de Torres quando ele foi cassado por quebra de decoro parlamentar. Morais ficou no cargo até 2018 e agora é novamente candidato a senador por Goiás (GO) nas eleições 2022.

Quiz do Nosso Papo Reto pretende incentivar o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique aqui para jogar!