Eleições 2022

Quem são os candidatos a senador por Alagoas em 2022

Quatro homens e uma mulher disputam uma vaga no Senado Federal pelo estado alagoano nas eleições de outubro

candidatos senador alagoas 2022
Bandeira do estado de Alagoas na bancada do Senado Federal / Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Cinco candidatos disputam uma vaga de senador por Alagoas nas eleições 2022. A cadeira que ficará disponível é a do senador Fernando Collor (PTB), já que seu mandato chega ao fim em dezembro e ele decidiu se candidatar ao governo do estado.

Os principais nomes na corrida pelo Senado em Alagoas são os do ex-governador Renan Filho (MDB) e do deputado estadual Davi Davino Filho (PP). Os candidatos estão no topo das últimas pesquisas de intenção de voto.

O primeiro turno da eleição está marcado para o próximo domingo (2/10) e o segundo, caso necessário para cargos do Executivo, deve ocorrer no dia 30 de outubro.

Confira lista dos candidatos a senador por Alagoas nas eleições 2022

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar! 

Bombeiro Suzana Souza (PMB)

Suzana Souza da Silva, 44 anos, é bombeira militar. Natural do Recife (PE), ela é filiada ao PMB e disputa pela primeira vez um cargo político. Suzana é candidata a senadora por Alagoas (AL) nas eleições de 2022.

Coronel do Valle (PROS)

Walter do Valle de Melo Júnior, conhecido como Coronel do Valle, tem 54 anos e é coronel da Polícia Militar de Alagoas. Nascido em Maceió (AL), ingressou na política como candidato a deputado federal, pelo PSC, em 2018, mas não se elegeu. Em 2019, assumiu o Comando do policiamento de Maceió. Agora, pelo PROS, Coronel do Valle é candidato ao Senado por Alagoas (AL) nas eleições de 2022.

Davi Davino Filho (PP)

Davi Cabral Davino Filho, 34 anos, nasceu em Maceió (AL), e fez carreira como empresário no estado. Davino, que foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2014, aos 27 anos, cumpre segundo mandato na Assembleia Legislativa. Em 2020, concorreu à vaga de prefeito de Maceió, mas não venceu o pleito. Agora é candidato a senador por Alagoas (AL) nas eleições 2022.

Mario Agra (PSOL)

Mario Agra, 66 anos, é natural de Viçosa (AL). Antes de se engajar na política, fez carreira como agrônomo e foi superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas. Ele é servidor aposentado da Secretaria de Agricultura. Desde 2006, Agra disputa eleições: já tentou os cargos de deputado estadual, prefeito de Maceió e governador. Em 2012, angariou votos para suplente de vereador. Agora Mario Agra é candidato a senador por Alagoas (AL) em 2022.

Renan Filho (MDB)

Renan Filho, 42 anos, é natural de Murici (AL). Filho do senador Renan Calheiros (MDB), se formou em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e presidiu o Centro Acadêmico do curso em 2003. Um ano depois, venceu a eleição para prefeito de Murici, cargo ao qual foi reconduzido. Em 2010, renunciou ao mandato para se eleger como deputado federal. No pleito seguinte, se lançou ao Palácio Floriano Peixoto. Em abril, depois de dois mandatos no governo alagoano, e sem poder se reeleger, Renan Filho renunciou ao cargo e agora é candidato a senador por Alagoas (AL) nas eleições 2022.

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar! 

Sair da versão mobile