Eleições 2022

Quem são os candidatos a senador pelo Rio Grande do Norte em 2022

Disputa pela vaga de Jean Paul Prates (PT) no Senado tem dez candidaturas registradas

candidatos a senador rn 2022
Bandeira do estado do Rio Grande do Norte em bancada do Senado Federal | Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Dez candidatos a senador disputam uma vaga pelo Rio Grande do Norte (RN) nas eleições 2022.  O senador Jean Paul Prates (PT) deixa o Senado em dezembro, depois de quatro anos na cadeira. Ele assumiu em 2018 quando a titular da vaga, Fátima Bezerra (PT) deixou o mandato para governar o estado do RN.

Segundo as últimas pesquisas eleitorais, Carlos Eduardo Alves (PDT) e Rogério Marinho (PL) lideram as intenções de voto e estão empatados, considerando a margem de erro.

O primeiro turno da disputa está marcado para o próximo domingo (2/10) e o segundo, caso necessário para os cargos no Executivo, deve ocorrer no dia 30 do mesmo mês.

Confira a lista com os candidatos a senador pelo RN nas eleições 2022

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar! 

Carlos Eduardo Alves (PDT)

Carlos Eduardo Alves, 59 anos, é carioca e se mudou para o Rio Grande do Norte (RN) aos dois anos de idade. Formado em Direito, Alves fez carreira como advogado e se lançou na política em 1998, quando foi eleito deputado estadual. Seis anos depois, se elegeu prefeito de Natal, para o primeiro de três mandatos. Em 2018, Carlos Eduardo disputou o governo do estado pela segunda vez e chegou ao 2º turno, mas saiu derrotado. Agora Carlos Eduardo é candidato a senador pelo Rio Grande do Norte (RN) nas eleições 2022.

Dário Barbosa (PSTU)

Dário Barbosa, 65 anos, é natural do Recife (PE) e professor aposentado da rede pública de ensino municipal de Natal e estadual (RN). Em 2014, foi candidato a deputado estadual e, em 2016, a vereador. No pleito de 2018, concorreu ao cargo de governador do Rio Grande do Norte, mas perdeu. Agora Dário Barbosa é candidato a senador pelo Rio Grande do Norte (RN) em 2022.

Freitas Júnior (PSOL)

Francisco Raimundo De Freitas, 35 anos, é natural de Alexandria (RN) e formado em Gestão Ambiental. Servidor público, ele atua como educador no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Na juventude, se engajou politicamente ao militar no movimento estudantil e socioambiental. Em 2016, quando ainda era filiado à Rede, disputou as eleições para prefeito da capital. Em 2020, ele tentou se eleger vereador por Natal. Agora Freitas Júnior é candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte (RN) nas eleições 2022.

Geraldo Pinho (Podemos)

Nascido no Recife (PE), Geraldo Souza Pinho Alves, 40 anos, é médico radiologista. Atuou como diretor do Instituto de Radiologia e do Hospital Municipal de Jucurutu (RN) e ingressou na vida política em 2004, quando foi eleito suplente de vereador da cidade de Paulista (PE). Ele foi eleito outras duas vezes como suplente de vereador, uma em Paulista (2008) e outra em Natal (2020). Filiado ao Podemos, Geraldo Pinho é candidato a senador pelo Rio Grande do Norte (RN) nas eleições 2022.

Marcelo Guerreiro (PRTB)

Marcelo Bezerra Guerreiro tem 54 anos e é engenheiro civil e produtor rural. Nascido na capital potiguar, essa é a primeira vez que ele se candidata a um cargo público. Filiado ao PRTB, Marcelo Guerreiro é candidato a senador pelo Rio Grande do Norte (RN) nas eleições de 2022.

Marcos do MLB (UP)

Marcos Antonio Ribeiro, 48 anos, é eletricista e coordena o Movimento de Luta dos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) na capital do estado. Nascido em Natal (RN), mora em uma ocupação e tem ensino fundamental incompleto. Ribeiro concorre pela primeira vez a um cargo público. Ele é candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte (RN) nas eleições 2022.

Pastor Silvestre (PMN)

Nascido em Macaíba (RN), José Silvestre de Moura, 63 anos, é servidor público aposentado e pastor evangélico. Ele foi candidato a deputado federal em 1998 e 2006, mas não se elegeu. Em 2016, concorreu a vereador de Natal, pelo PT do B, e foi eleito suplente. Agora Silvestre é candidato a senador pelo Rio Grande do Norte (RN) em 2022.

Rafael Motta (PSB)

Rafael Huete da Motta, 36 anos, é natural de Natal (RN). Formado em Engenharia de Produção e mestre em Administração Pública, é deputado federal pelo Rio Grande do Norte (RN) em segundo mandato. Sua carreira política começou aos 25 anos de idade como subsecretário estadual da Juventude. Em 2012, concorreu pela primeira vez a um pleito e foi eleito vereador da capital potiguar. Nas eleições de 2014, foi eleito deputado federal pelo PROS. A reeleição veio no pleito seguinte, porém pelo PSB, partido pelo qual é candidato a senador do Rio Grande do Norte (RN) nas eleições de 2022.

Rogério Marinho (PL)

Rogério Marinho, 58 anos, nasceu em Natal (RN), e se graduou em Economia. Na faculdade, se envolveu no movimento estudantil e, formado, foi servidor da Secretaria Municipal de Obras e Viação. Marinho foi vereador por Natal por duas vezes. Entre 2006 e 2018, exerceu três mandatos sucessivos como deputado federal. Em 2020, foi nomeado ministro do Desenvolvimento Regional pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Em novembro de 2021, se filiou ao PL e agora é candidato a senador pelo Rio Grande do Norte (RN) nas eleições 2022.

Veterinária Shirlei Medeiros (DC)

Shirlei Barros de Medeiros tem 40 anos. Nascida em Natal (RN), ela é formada em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tem mestrado em Produção Animal. Ingressou na carreira política em 2020, quando foi candidata a vice-prefeita de Natal na chapa de Jaidy Oliver pelo DC, mas não foi eleita. Agora ela é candidata a senadora pelo Rio Grande do Norte (RN) nas eleições de 2022.

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar!