Eleições 2022

Quem são os candidatos a senador pelo Paraná em 2022

Dez nomes estão na disputa pela cadeira hoje ocupada pelo senador Álvaro Dias

candidatos senador PR 2022
Bandeira do Paraná na bancada do Senado / Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Dez candidatos a senador estão na disputa pela única vaga disponível no Senado Federal pelo Paraná nas eleições de 2022. O nome eleito terá um mandato de oito anos e ficará ao lado dos senadores Oriovisto Guimarães (Podemos) e Flávio Arns (Podemos), representantes do estado eleitos em 2018. O primeiro turno da eleição ocorre neste domingo (2/10).  JOTA faz uma cobertura das eleições de 2022 ao vivo. O segundo, caso necessário, será realizado no dia 30 de outubro.

No pleito de outubro, a cadeira que estará em disputa é a do senador Álvaro Dias (Podemos), cujo mandato termina em dezembro. Dias é candidato à reeleição e tem como principal concorrente o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil).

Guto Silva (PP) e Carlos Silvestri Filho (PSDB) chegaram a se lançar como candidatos, mas deixaram a disputa. Silva para coordenar a campanha de Ratinho Junior (PSD),  candidato a governador, e Silvestri Filho deixou o pleito após o partido decidir apoiar a candidatura de Álvaro Dias (Podemos).

Acompanhe ao vivo a marcha da apuração, a partir das 17h deste domingo, no GPS Eleitoral do JOTA

Confira a lista de candidatos a senador pelo Paraná em 2022

Aline Sleutjes (Pros)

Nascida em Castro (PR), Aline Sleutjes tem 42 anos e é graduada em Educação Física, além de pós-graduada em Gestão Escolar. Além de diretora escolar, foi chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Paraná. Ela se lançou na política em 2004, quando se elegeu vereadora pelo PSDB. No segundo mandato, trocou a sigla pelo PSDC. Em 2018, chegou à Câmara dos Deputados pelo PSL, e depois migrou para o Pros quando a antiga legenda se uniu ao DEM. Aline Sleutjes foi oficializada pelo Pros como candidata a senadora pelo Paraná (PR) em 2022.

Álvaro Dias (Podemos)

Álvaro Dias, de 77 anos e paulista de Quatá, é formado em História pela Universidade Estadual de Londrina e trabalhou como professor. Acumula uma longa carreira política: foi eleito pela primeira vez a um cargo público em 1968, como vereador de Londrina. Dois anos depois, se elegeu deputado estadual pelo Paraná. No pleito de 1974, conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados, onde permaneceu por dois mandatos. Na sequência, chegou ao Senado, mas se licenciou do mandato ao ser eleito governador em 1986. Voltou ao Senado na eleição de 1999, e desde então se reelegeu 3 vezes ao cargo. Álvaro Dias é novamente  candidato a senador pelo Paraná (PR) nas eleições 2022.

Desiree Salgado (PDT)

Eneida Desiree Salgado tem 47 anos e é formada em Direito com mestrado e doutorado em Direto do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nascida em Curitiba (PR), Salgado é professora universitária e pesquisadora do Núcleo de Investigações Constitucionais da UFPR. Desiree Salgado se filiou ao PDT em 2021 e é candidata a senadora pelo Paraná (PR) em 2022.

Dr. Saboia (PMN)

Carlos Eduardo Saboia Gomes, popularmente conhecido como Dr. Saboia, 75 anos, é médico e ex-vereador de Maringá (PR). Nascido em Rio Negro (PR), Saboia se filiou ao PMN e ingressou na política em 2006, quando perdeu as eleições para deputado estadual. Já em 2008, foi eleito vereador de Maringá (PR). Em 2012 e 2016, disputou a reeleição, mas não obteve sucesso. Agora é o candidato a senador pelo Paraná (PR) nas eleições de 2022.

Laerson Matias (PSOL)

Laerson Matias, 59 anos, é bancário e sindicalista. Nasceu em São Miguel do Oeste (SC), mas cresceu em Cascavel (PR). Ingressou no PT na década de 1990 e concorreu pela primeira vez a um cargo público em 2002, quando disputou uma vaga como deputado estadual. Já foi também candidato a deputado estadual, em 2006, e a vereador de Cascavel, em 2016, mas não foi eleito. Matias ajudou a formar o PSOL no Paraná e atualmente é o presidente do partido no estado. Laerson Matias foi anunciado como candidato a senador pelo Paraná (PR) em 2022 pela federação PSOL/Rede.

Orlando Pessuti (MDB)

Nascido no município de Califórnia (PR), Orlando Pessuti, 69 anos, é ex-governador do Paraná. Formado em Medicina Veterinária, foi presidente do Conselho Regional da categoria em 1987. Pessuti ingressou na vida política como deputado estadual após vencer as eleições de 1982 e ficou no cargo por cinco mandatos consecutivos. Nesse período, chegou a presidir a Assembleia Legislativa. Em 2002, foi eleito vice-governador do estado na chapa de Roberto Requião e reeleito em 2006. Em 2010, assumiu o governo do Paraná. Pessuti também já foi secretário da Agricultura do Paraná e diretor-presidente do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Agora, foi anunciado pelo MDB como candidato a senador pelo Paraná (PR) nas eleições de 2022.

Paulo Martins (PL)

Paulo Martins, 41 anos, é deputado federal pelo Paraná. Nascido em Presidente Venceslau (SP), ganhou notoriedade ao virar comentarista da Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná. Filiado ao PSC, Martins disputou sua primeira eleição como candidato a deputado federal em 2014 e conquistou a suplência, assumindo o cargo em 2016. Foi reeleito em 2018. Agora, pelo PL, é candidato a senador pelo Paraná e se apresenta como o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Roberto França (PCO)

Roberto França da Silva Junior, 45 anos, é militante do PCO e professor universitário, especializado em geopolítica e economia política. Formado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), possui mestrado e doutorado na mesma área. França é morador de Foz do Iguaçu e será candidato a senador pelo Paraná (PR) pela primeira vez em 2022.

Rosane Ferreira (PV)

Nascida em Araucária (PR), Cleusa Rosane Ribas Ferreira, 59 anos, é vereadora de sua cidade natal e enfermeira formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) com especialização em Saúde Pública. Filiada ao PV, ela iniciou sua trajetória política ao se candidatar a vereadora de Araucária em 2000, mas não foi eleita. No pleito de 2004, concorreu como candidata a prefeita da mesma cidade e também não obteve sucesso. Já em 2006, disputou as eleições como deputada estadual e venceu o pleito. Foi eleita deputada federal nas eleições de 2010. Em 2020, venceu a disputa para vereadora de Araucária. Agora é candidata a senadora pelo Paraná (PR) nas eleições de 2022.

Sergio Moro (União Brasil)

Nascido em Maringá (PR), Sergio Moro, 50 anos, é ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro. Formado em Direito com mestrado em Direito do Estado e com doutorado na área de Direito Constitucional, Moro ganhou destaque nacional após a Operação Lava Jato. Inicialmente, o ex-juiz era cotado para concorrer à Presidência da República, mas desistiu. Depois, tentou transferir seu domicílio eleitoral para concorrer ao Senado pelo estado de São Paulo, mas o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) inviabilizou o movimento. Sergio Moro acabou sendo oficializado pelo União Brasil como candidato a senador pelo Paraná (PR) nas eleições de 2022.

Quiz do Nosso Papo Reto pretende incentivar o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique aqui para jogar!