Eleições

Confira quem são os candidatos a senador pelo Pará em 2022

Onze candidatos disputam a cadeira que atualmente é ocupada por Paulo Rocha (PT) no Senado Federal

candidatos senador pará 2022
Bandeira do Pará no Senado / Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado

No Pará, onze candidatos disputam uma vaga como senador nas eleições de 2022. O primeiro turno da disputa ocorre neste domingo (2/10).  JOTA faz uma cobertura das eleições de 2022 ao vivo. O segundo turno, caso seja necessário, para cargos do Executivo, será realizado no dia 30 de outubro.

A cadeira que ficará disponível é do senador Paulo Rocha (PT) que, após decisão do partido, não disputará a reeleição. No lugar dele, o PT lançou o deputado federal Beto Faro.

Além de Faro, os principais nomes na corrida pelo voto do eleitorado paraense, segundo as pesquisas, são o ex-senador Mário Couto (PL), o delegado Jardel (Podemos) e o ex-senador Flexa Ribeiro (PP).

Acompanhe ao vivo a marcha da apuração, a partir das 17h deste domingo, no GPS Eleitoral do JOTA

Confira a lista com os candidatos a senador pelo Pará em 2022

Beto Faro (PT)

Nascido em Bujaru (PA), Beto Faro, 52 anos, é agricultor e militou na causa sindical, chegando a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bujaru, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura e da Central Única dos Trabalhadores do Pará. Em 2003, foi nomeado Superintendente Regional do Incra, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Estreou como parlamentar em 2006, quando se elegeu deputado federal pelo PT. Depois, foi reeleito por mais duas vezes ao cargo, que exerce até hoje. Beto Faro é candidato a senador pelo Pará (PA) em 2022 pelo PT.

Delegado Jardel (Podemos)

Jardel Luis Castro Guimarães, 49 anos, é delegado da Polícia Civil do Pará e ex-vereador de Santarém (PA), cidade onde nasceu. Sua primeira disputa eleitoral foi em 2004, quando conquistou a suplência para o cargo de vereador de Santarém. Em 2016, foi eleito vereador e concorreu à reeleição em 2020, mas não teve sucesso. Jardel é presidente do Podemos em Santarém e concorre pela primeira vez como candidato a senador pelo Pará (PA) nas eleições 2022.

Elielton Lira (Avante)

Nascido em Santarém (PA), Elielton Rego Lira, 38 anos, é vereador em Santarém, eleito em 2020. Formado em Gestão Ambiental, Lira também atuou como comerciante antes de ser eleito. Ele ingressou na carreira política em 2012, ao se candidatar a vereador de sua cidade natal, terminou a disputa como suplente. Em 2019, assumiu a presidência do Avante e agora é candidato a senador pelo Pará (PA) em 2022.

Flexa Ribeiro (PP)

Flexa Ribeiro, 76 anos, nasceu na capital paraense, Belém, onde se graduou em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao se formar, foi professor na instituição. Em 1990 foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil. Ribeiro concorreu ao Senado pela primeira vez em 1993, pelo PSDB, mas não se elegeu. Em 2005, como suplente, assumiu a cadeira de senador deixada por Duciomar Costa, eleito governador. Cinco anos depois, foi reeleito para mais um mandato na Casa. Em março, trocou o PSDB pelo PP e é candidato a senador pelo Pará (PA) nas eleições de 2022.

Gideon (AGIR)

Gideon Windsor Bush, de 35 anos, é natural de Belém (PA) e se graduou em Direito pela Universidade da Amazônia (Unama). Ele trabalha como mediador voluntário no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Em 2020, concorreu a vereador pelo PTB, mas com 977 votos, não se elegeu. Agora é candidato a senador pelo Pará nas eleições 2022 pelo partido AGIR.

Mário Couto (PL)

O administrador de empresas, Mário Couto, 76 anos, nasceu em Belém (PA). Ingressou na carreira política ainda em 1990, quando se elegeu deputado estadual pelo PDS, e chegou a presidente da Assembleia Legislativa. Foi reconduzido ao cargo em 3 eleições consecutivas, e só deixou a Casa em 2006 quando foi eleito senador para o mandato que se encerrou em 2014. Em 2020, tentou se eleger prefeito de Belém (PA), mas perdeu as eleições naquele ano. Mário Couto é novamente candidato ao Senado pelo Pará (PA) em 2022.

Manoel Pioneiro (PSDB)

Manoel Carlos Antunes , conhecido como Manoel Pioneiro, 64 anos, é natural de Nova Módica (MG). Formado em Direito, seguiu carreira como economista e administrador, antes de entrar na política em 1988. Naquele ano, foi eleito vereador de Ananindeua (PA). Em seguida, foi deputado estadual. Em 1996 se elegeu prefeito de Ananindeua pela primeira vez. No pleito seguinte, foi reeleito. Em 2004, foi vice-prefeito de Belém (PA). Em 2012, foi eleito novamente para a prefeitura de Ananindeua, e repetiu o feito em 2016. Agora, Pioneiro é candidato a senador pelo Pará (PA) nas eleições 2022.

Paulo Castelo Branco (PROS)

Nascido em Belém (PA), Paulo Castelo Branco, 62 anos, é jornalista e ex-superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em 2004, foi candidato a vereador de Ananindeua (PA) e terminou como suplente. Foi candidato a deputado estadual pelo PRTB em 2006, mas não foi eleito. Ele voltou a disputar o cargo de vereador em outros pleitos, mas não conquistou o posto. Filiado ao Pros, Castelo Branco é candidato ao Senado pelo Pará (PA) nas eleições 2022.

Professor João Santiago (PSTU)

João Carlos da Silva Santiago, 58 anos, é professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nascido em Belém (PA), é formado em Ciências Sociais pela UFPA, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em sociologia. Atualmente é coordenador licenciado do Sindicato dos Servidores Federais no Pará e já foi dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no estado. Professor João Santiago é candidato a senador pelo Pará (PA) nas eleições 2022 pelo PSTU.

Renata Fonseca (PRTB)

Nascida em Manaus (AM), Renata Abreu do Nascimento Fonseca, 46 anos, é policial civil. Formada em Administração pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA), mora em Oriximiná (PA) e é esposa do prefeito de Oriximiná, William Fonseca. Filiada ao PRTB, ela é candidata a senadora pelo Pará (PA) em 2022 e disputará um cargo eletivo pela primeira vez.

Sabbá (PMB)

Marcio Antonio Sabbá Corrêa, conhecido como Sabbá, tem 50 anos e é policial rodoviário federal (PRF). Nascido em Belém (PA), é formado em Direito e Economia.  Em 2004 ingressou na Polícia Civil do Estado do Pará, como escrivão de polícia. Já em 2006, entrou na PRF, onde atua desde então. Antes de trabalhar na segurança pública, atuou como bancário e também na indústria farmacêutica. Sabbá defende valores conservadores e está concorrendo pela primeira vez a uma eleição como candidato ao Senado pelo Pará (PA) em 2022.

Quiz do Nosso Papo Reto pretende incentivar o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique aqui para jogar!