Eleições

Confira quem são os candidatos a senador pelo Maranhão em 2022

Quatro homens e uma mulher disputam a vaga no Senado Federal pelo estado maranhense em outubro

candidatos senado ma 2022
Plenário do Senado Federal / Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado

Cinco candidatos a senador pelo Maranhão (MA) estão na disputa para assumir a cadeira ocupada por Roberto Rocha (PTB) nas eleições de 2022. O eleitor maranhense terá entre as opções de voto nomes já conhecidos no meio político do estado.

Neste ano, apenas uma mulher participa da disputa para o Senado no estado: Antônia Cariongo (PSOL). Entre os homens, Roberto Rocha (PTB), que termina neste ano seu mandato, vai disputar a reeleição. O ex-governador Flávio Dino (PSB) se afastou dos Palácio dos Leões para ser candidato ao Senado pelo estado do Maranhão (MA). Heber Costa (Agir), conhecido como Pastor Bel, e o professor universitário Saulo Arcangeli (PSTU) fecham o grupo.

O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro e o segundo, caso necessário, deve ocorrer no dia 30 do mesmo mês.

Confira lista com os candidatos ao Senado pelo Maranhão nas eleições de 2022

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar! 

Antônia Cariongo (PSOL)

Antônia Cariongo, 42 anos, nasceu no Quilombo do Cariongo, no município de Santa Rita (MA). Antônia é trabalhadora rural e fundou Comitê de Defesa dos Direitos dos Povos Quilombolas. Militante do PSOL, ela integra o Setorial Ecossocialista e é candidata a senadora pelo Maranhão (MA) nas eleições 2022.

Flávio Dino (PSB)

Flávio Dino, 54 anos, é advogado e professor de Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) há 30 anos. Também fez carreira como juiz federal por 12 anos, e foi presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), antes de se lançar na política, em 2006. Naquele ano, renunciou à magistratura, se filiou ao PCdoB e concorreu nas eleições para deputado federal, cargo para o qual foi eleito. Em 2011, foi presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Três anos depois, foi eleito governador do Maranhão e reeleito em 2018. Em abril, Flavio Dino deixou o cargo para ser candidato ao Senado pelo Maranhão (MA) nas eleições 2022.

Pastor Bel (Agir)

Natural de Pedreiras (MA), Heber Costa é conhecido como Pastor Bel, tem 53 anos, e é ligado à Assembleia de Deus. Em 2017, Bel passou 121 dias no Senado Federal. Ele era 2º suplente de Edison Lobão Filho, e assumiu quando o titular se licenciou do cargo. O primeiro suplente também estava afastado para concorrer ao governo do Maranhão. Antes do Agir, foi filiado ao PEN, PTB e PRTB. Agora Pastor Bel é candidato ao Senado pelo Maranhão (MA) nas eleições 2022.

Roberto Rocha (PTB)

Roberto Rocha, 57 anos, é natural da capital maranhense, São Luís. Formado em Administração de Empresas, ingressou na carreira política em 1990, quando se elegeu deputado estadual. Na eleição seguinte, foi eleito para a Câmara dos Deputados, onde permaneceria por três mandados consecutivos, até ser eleito para o Senado em 2015. Em abril deste ano, Rocha migrou do PSDB para o PTB para novamente ser candidato ao Senado pelo Maranhão (MA) nas eleições 2022.

Saulo Arcangeli (PSTU)

Nascido em São Luís (MA), Saulo Arcangeli, 50 anos, é servidor público federal no Mistério Público da União e professor universitário. Formado em Ciências da Computação e com mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e regional, Arcangeli é militante sindical e atua como coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Sintrajufe/MA). Em 2018, concorreu ao Senado pelo PSTU, mas não obteve sucesso. Agora é novamente candidato a senador pelo Maranhão (MA) nas eleições 2022.

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar! 

Sair da versão mobile