
Em outubro, a população do Maranhão (MA) vai eleger um senador. Até agora, pelo menos quatro pré-candidatos ao Senado pelo Maranhão anunciaram que devem participar das eleições 2022. Mesmo com nomes já divulgados pelos partidos, novos postulantes ainda podem se colocar na disputa.
Isso porque, após as convenções partidárias, as legendas têm até 15 de agosto para registrar as candidaturas. Integrantes da família Sarney tentam se viabilizar para o pleito, mas ainda não formalizaram a pré-candidatura.
- +JOTA: Saiba quem são os 15 possíveis candidatos à Presidência em 2022
- +JOTA: Saiba quem são os pré-candidatos a governador do Maranhão em 2022
Neste ano, por ora, apenas uma mulher deve participar da eleição para o Senado no estado: Antônia Cariongo (PSOL). Entre os homens, Roberto Rocha (PTB), que termina neste ano seu mandato, vai disputar a reeleição. O ex-governador Flávio Dino (PSB) se afastou dos Palácio dos Leões para participar do pleito. E Heber Costa (Agir 36), conhecido como Pastor Bel, fecha o grupo.
Saiba quem são os pré-candidatos ao Senado pelo Maranhão na Eleição de 2022:
Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.
Roberto Rocha (PTB)
Roberto Rocha é natural da capital maranhense, São Luís. Formado em administração de empresas, Rocha tem 57 anos. Ingressou na carreira política em 1990, quando se elegeu deputado estadual. Na eleição seguinte, foi eleito para a Câmara dos Deputados, onde permaneceria por três mandados consecutivos, até ser eleito para o Senado em 2015. Em abril deste ano, Rocha migrou do PSDB para o PTB para novamente ser candidato ao Senado pelo Maranhão (MA).
Flávio Dino (PSB)
Flávio Dino, 54 anos, é advogado e professor de Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) há 30 anos. Também fez carreira como juiz federal por 12 anos, e foi presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), antes de se lançar na política, em 2006. Naquele ano, renunciou à magistratura, se filiou ao PCdoB e concorreu nas eleições para deputado federal, cargo para o qual foi eleito. Em 2011, foi presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Três anos depois, foi eleito governador do Maranhão e reeleito em 2018. Em abril, Flavio Dino deixou o cargo para ser candidato ao Senado pelo Maranhão.
Pastor Bel (Agir)
Natural de Pedreiras (MA), Heber Costa é conhecido como Pastor Bel. Tem 53 anos e é ligado à Assembleia de Deus. Em 2017, Bel passou 121 dias no Senado Federal. Ele era 2º suplente de Edison Lobão Filho, e assumiu quando o titular se licenciou do cargo. O primeiro suplente também estava afastado para concorrer ao governo do Maranhão. Antes do Agir 36, foi filiado ao PEN, PTB e PRTB. Agora Pastor Bel deve ser candidato ao Senado pelo Maranhão nas eleições 2022.
Antônia Cariongo (PSOL)
Antônia Cariongo nasceu no Quilombo do Cariongo, do município de Santa Rita. Antônia fundou Comitê de Defesa dos Direitos dos Povos Quilombolas. Militante do PSOL, Antônia integra o Setorial Ecossocialista e deve ser candidata ao Senado pelo Maranhão (MA) nas eleições 2022.
Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.